13.6 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 25 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoViana do CasteloPrimeira Escola de Bombeiros Voluntários arrancou em Viana do Castelo

Primeira Escola de Bombeiros Voluntários arrancou em Viana do Castelo

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da CIM Alto Minho, José Maria Costa, marcou presença na cerimónia de abertura do curso de formação de ingresso do Bombeiro Voluntário, que decorreu no quartel dos Bombeiros Municipais de Viana do Castelo. Trata-se da primeira escola do país e nasce da cooperação entre as 12 corporações de bombeiros do distrito.

A iniciativa da Federação dos Bombeiros do Distrito de Viana do Castelo, em articulação com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), inclui cem recrutas das 12 corporações de entre um universo de 650 homens existentes no distrito de Viana do Castelo.

O curso de formação integra 240 horas de formação de bombeiros voluntários e pretende agilizar a partilha das experiências técnicas e humanas dos bombeiros do distrito, assim como a aquisição de novos conhecimentos na área da proteção civil e de incêndios florestais.

Para José Maria Costa, a cooperação entre todas as corporações é um bom sinal, destacando sobretudo que a, sobretudo na área da formação, se torna essencial este espírito. “O distrito de Viana do Castelo tem falta de bombeiros, comparativamente com outros distritos do país.

Este trabalho conjunto que vai robustecer o pilar da proteção civil”, referiu, sublinhando que a proteção civil é uma causa comum a todos os concelhos do distrito, que “têm que estar na primeira linha da defesa das populações”.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares