10.3 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoPresidente da Câmara de Viana vai solicitar elevação do Traje à Vianesa...

Presidente da Câmara de Viana vai solicitar elevação do Traje à Vianesa a Património Nacional

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, revelou hoje, durante o seu discurso, que vai solicitar ao Ministério da Cultura a elevação do Traje à Vianesa a Património Nacional.

No seu discurso durante a receção tradicional da mordomia da Romaria d’Agonia, José Maria Costa revelou que depois de uma reunião com a tutela, o Município vai agora preparar esta candidatura para que o traje à vianesa seja considerado Património Nacional pela sua autenticidade, beleza e simbolismo e que foi o primeiro a nível nacional a ser certificado.

De lembrar que o Traje foi certificado e, em Fevereiro passado, foi apresentado o respetivo Caderno de Especificações do Traje à Vianesa, que nasceu de um estudo que tinha como objetivo certificar e preservar a identidade do traje à vianesa, pelo qual a cidade e o concelho são conhecidos.

Viana do Castelo, conhecida como a capital do folclore, é possuidora de um traje reconhecido como o mais representativo da cultura popular portuguesa. Por isso, a autarquia decidiu avançar com a certificação do “traje à vianesa” a fim de o preservar e de o divulgar de forma mais sistemática, pelo que o estudo e caderno de especificações foram entregues à associação “Portugal à Mão – Centro Estudos e Promoção das Artes e Ofícios Portugueses.

Com o estudo, foi feita a recolha, triagem e análise de toda a informação relevante para o estudo do Traje à Vianesa nas suas múltiplas modalidades (Afife, Carreço, Areosa, Santa Marta de Portuzelo e Perre, segundo a definição de Cláudio Basto, do início do séc. XX); foi efetuada a caraterização de cada uma das modalidades consideradas e definição de “trajes-tipo”, com descrição exaustiva de cada peça que integra a referida indumentária e respetivo registo fotográfico; e efetuado o estudo das possibilidades de registo e certificação.

O caderno de especificações é o instrumento onde estão definidas as caraterísticas do “Traje à Vianesa” e listados, fundamentando, todos os parâmetros que pesem para a sua certificação, nomeadamente o nome que identifique o produto e que neste caso terá derivações; referenciais histórico-geográficos que contextualizem a ocorrência e a continuidade da produção; e a caracterização do produto: características físicas (forma, dimensões, padrões, cores e desenhos predominantes); matérias-primas utilizadas; modos de produção (técnicas, saberes, ferramentas e equipamentos).

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares