24.1 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 18 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoVila Nova de CerveiraParceiros europeus reúnem-se em Vila Nova de Cerveira para avaliar os primeiros...

Parceiros europeus reúnem-se em Vila Nova de Cerveira para avaliar os primeiros resultados do projeto “In Common Sports”

Vila Nova de Cerveira recebe, entre esta terça e quarta-feira, o VI Meeting do projeto ‘In Common Sports’, no qual serão conhecidos os primeiros resultados do estudo sobre a competição enquanto motivação adicional para a promoção de um estilo de vida ativo na população idosa. O consórcio de parceiros vai ainda presenciar a abertura dos V Olympics4All – Olimpíadas Intergeracionais, a decorrer em Melgaço entre os dias 25 e 27 deste mês.

Tendo como principal objetivo o aumento da atividade física nos seniores, de forma sistematizada, as seis entidades europeias envolvidas – Município de Vila Nova de Cerveira (Portugal), Município de Cesena (Itália), a Escola Superior de Desporto e Lazer (Portugal) a Associação Zöldpont (Hungria), Município de Aksakovo (Bulgária) e a Universidade de Vigo (Espanha) – estão a implementar gradualmente este projeto nos seus territórios, procurando harmonizar conceitos e práticas entre si.

Integrado no projeto ‘In Common Sports’, o estudo que visa servir de base para perceber o impacto da atividade física na população sénior abrangeu mais de 450 pessoas dos cinco países do consórcio, após a realização de três momentos de avaliação ao longo de um ano e meio. A sua concretização implica o envolvimento direto de mais de 35 técnicos – professores e investigadores.

Durante este meeting internacional de dois dias, em Vila Nova de Cerveira, os técnicos vão ter a oportunidade de analisar os resultados da primeira avaliação intermédia e debater os próximos passos do projeto. Dada a realização da V edição do Olympics4All – Olimpíadas Intergeracionais, em Melgaço, as delegações europeias vão ainda assistir à abertura, no dia 25.

Apesar da região do Alto Minho ser precursora desta competição saudável, contando já com cinco edições das Olimpíadas Intergeracionais, o Município de Cesena (Itália), a Associação Zöldpont (Hungria) e o Município de Aksakovo (Bulgária) já implementaram, este ano, a II edição desta iniciativa sociodesportiva, estando previsto que a Universidade de Vigo organize a sua primeira edição, em outubro, no Município de Sanxenxo.

Iniciado em janeiro de 2018, o projeto ‘In Common Sports’ resulta de uma candidatura submetida pelo Município cerveirense ao programa Erasmus + Sport, com um financiamento superior a 300 mil euros.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares