13.6 C
Caminha Municipality
Sábado, 20 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoVila Nova de CerveiraJardim de Infância da Santa Casa duplica capacidade após requalificação do edifício

Jardim de Infância da Santa Casa duplica capacidade após requalificação do edifício

Com conclusão prevista a tempo do início do próximo ano letivo, as obras de beneficiação e modernização de todo o espaço do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira vão praticamente disponibilizar o dobro da capacidade de acolhimento, passando de 45 para 84 crianças. Empreitada teve um investimento global superior a 250 mil euros, comparticipada pelo Fundo Rainha D. Leonor e pela Câmara Municipal.

Inaugurado em 1980, o Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira já há muito que instava por uma requalificação profunda, devido aos graves e acumulativos problemas de infiltrações. A aprovação de 135 mil euros pelo Fundo Rainha D. Leonor, complementada pela celebração de um protocolo de colaboração financeira entre a Santa Casa e a autarquia cerveirense, tornou o sonho realidade.

O presidente da Câmara Municipal, Fernando Nogueira, e a Vereadora da Educação, Aurora Viães, visitaram o espaço, esta terça-feira, acompanhados pelos membros da Mesa da Santa Casa local, comprovando que os trabalhos iniciados em junho estão a decorrer a bom ritmo e que estarão terminados durante a primeira quinzena de setembro. A prioridade é dar início ao novo ano letivo sem problemas e num ambiente “totalmente funcional, seguro e acolhedor”.

De acordo com o Provedor da Santa Casa cerveirense, a candidatura apresentada teve como intuito resolver um problema estrutural que provocava infiltrações e outras patologias, mas a entrada em vigor de uma nova legislação que alterava a definição dos espaços para cada uma das salas, deu aso a um projeto mais amplo. “De 45 crianças em creche, com a candidatura aprovada a projeção era passar para as 56. No entanto, no decorrer da obra, e tendo em consideração a tal portaria nº 262, permitiu-nos criar duas salas para cada ano (berçário; entre 1 e 2 anos; e dos 2 aos 3 anos). Tendo em conta o espaço operacional necessário para cada criança e avaliando o que temos disponível, o seu melhor aproveitamento permite quase que duplicar a capacidade instalada, passando a acolher 84 crianças”, explicou Rui Cruz.

Manifestamente satisfeito com o desenvolvimento dos trabalhos, com o cumprimento dos prazos e com o superar das expetativas, o presidente da Câmara Municipal sublinha que o apoio concedido “não é um donativo propriamente dito, é um investimento nos nossos jovens que se constituem com o principal ativo do futuro”. Fernando Nogueira afirma ainda que o fato do concelho ter um grande progresso industrial, “é fundamental disponibilizar uma ampla oferta para acolhimento dos bebés e das crianças, de forma a que os pais possam desenvolver as suas funções profissionais descansadamente, com a estabilidade emocional de que os filhos estão bem entregues, em segurança e num serviço de qualidade”. E acrescenta: “Estamos a investir indiretamente na nossa produção porque Vila Nova de Cerveira não tem desemprego, a não ser o desemprego técnico, temos é falta de mão de obra para as nossas empresas. Desta forma, instalações como as que estão a ser criadas apresentam-se como mais um fator de atratividade para a área de recrutamento”.

Com investimento total de 250 mil euros, mais IVA, a verba é atribuída entre 55% pelo Fundo Rainha D. Leonor e 45% pelo Município de Vila Nova de Cerveira. Para além da pintura, de reorganização de espaços, da aquisição de mobiliário e dos arranjos exteriores, a intervenção visa a aplicação de uma cobertura impermeabilizante e painéis solares, contribuindo para a racionalização de custos diários, para além de introduzir melhorias de conforto e segurança no espaço exterior.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares