Em 19 Junho, 2017 Por Em Caminha, Distrito, Notícias

Investigador e docente de Caminha apresenta artigos em conferência internacional

Luís Barreto, natural de Moledo, subdiretor da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESCE-IPVC] e investigador no Instituto de Telecomunicações de Aveiro, vai apresentar na Conferência Internacional MESIC 2017 – 7th Manufacturing Engineering Society International Conference, que se realiza em Vigo, Espanha, nos próximos dias 28 a 30 de junho, dois artigos. Os artigos “Network and information security challenges within Industry 4.0 paradigm” e “Industry 4.0 implications in logistics: An overview”, resultam da investigação realizada em conjunto com outros dois colegas da mesma instituição ESCE-IPVC.

Esta conferência é uma das mais reconhecidas conferências na área dos mais recentes avanços na área da produção e da indústria, e tem como principal objetivo ser um ponto de encontro para investigadores.

“É uma honra e um privilégio ser convidado para divulgar esta investigação num evento tão importante, e, assim, poder dar a conhecer o que é possível desenvolver em Portugal e no nosso concelho de Caminha numa área tão emergente como o da indústria 4.0 e da internet das coisas”, diz Luís Barreto a propósito do convite para apresentar os seus trabalhos, e acrescenta “A indústria está a mudar. Um novo paradigma está a chegar, a indústria 4.0 e a digitalização massiva. Este tipo de indústria tem como base aquilo que chamamos de internet das coisas (e da indústria). O trabalho por nós desenvolvido mostra como é importante garantir a segurança e a privacidade da informação e também como é possível aumentar a eficácia e a eficiência numa área fundamental, hoje em dia, como o é a logística, através da combinação de modelos tradicionais e modelos mais tecnológicos. Estas duas investigações premeia sobretudo o trabalho desenvolvido pelas empresas e pelas gentes do nosso distrito e como se adaptam facilmente aos novos desafios da digitalização”.

Acerca de