8.6 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoCerveira: Concurso Internacional de Ideias para Travessia Pedonal sobre o Minho

Cerveira: Concurso Internacional de Ideias para Travessia Pedonal sobre o Minho

Numa cerimónia que decorreu no jardim do Aquamuseu do rio Minho, foi apresentado ontem o projeto do futuro Parque Transfronteiriço Castelinho-Fortaleza, bem como o Concurso de ideais para a construção de uma travessia pedonal sobre o rio Minho que futuramente irá ligar os dois parques.

O projeto, que assenta no conceito 2 países, 2 concelhos, 2 espaços urbanos de utilização coletiva, pretende ampliar para o dobro os dois espaços já existentes em ambas as margens, como explicou Fernando Nogueira, presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira.

A construção de um Museu dedicado ao Carocho será uma das componentes previstas no projeto de

ampliação do parque.

Uma piscina ao ar livre, campos de futebol e paddle, são outras componentes a implementar na ampliação do parque.

O projeto, praticamente concluído, poderá avançar de uma só vez ou então de forma faseada. Mas os timings, como explica Fernando Nogueira, vão depender do financiamento.

A obra, que o autarca de Cerveira gostava de ver concluída no próximo mandato, está orçada em cerca de 2,5 milhões de euros.

Para Sandra Gonzalez, alcaldesa de Tomiño, a construção de uma ponte pedonal que possa de futuro unir os dois parques é extremamente importante já que vai permitir à população da outra margem do rio, utilizar o comboio.

A alcaldesa de Tomino tem consciência que unir os dois parques através de uma ponte pedonal e ciclavel não vai ser fácil, até porque a burocracia vai ser muita. Já quando ao seu financiamento pela União Europeia, a autarca está otimista até porque, como sublinha, este é um projeto que está dentro do espirito daquilo que defende a UE, ou seja a mobilidade sustentável.

O concurso de ideias internacional para a construção da futura ponte que irá ligar os dois parques foi aprovado ontem (10 de agosto) pela Deputacional Provincial de Pontevedra e aguarda agoram publicação no Boletim da Província, o equivalente ao Diário da República em Portugal.

O projeto para a construção de uma travessia pedonal e ciclável entre Vila Nova de Cerveira, no Alto Minho e Tomiño, na Galiza, orçada em cerca de dois milhões de euros deverá estar pronto em 2018.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares