Arrancou esta segunda-feira a obra de modernização do Cais dos Pescadores de Caminha, um investimento de cerca de 900 mil euros, que contempla a requalificação e revitalização da Frente Ribeirinha da sede do concelho.
A assinatura do auto de consignação fez-se no velho cais e contou com a participação da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza.
Célia Ramos recordou que cresceu profissionalmente com o Alto Minho e com Caminha em particular, por causa do seu trabalho da CCDR, felicitando “os obreiros” desta empreitada
A governante sublinhou ainda a importância da pesca e das classes piscatórias e os resultados de um trabalho de diálogo
Já o presidente da Câmara de Caminha, Miguel Alves, sublinhou a importância da intervenção no Cais dos Pescadores e na marginal. O autarca garantiu que o tempo em que os pescadores foram esquecidos, o tempo da conversa, dos desenhos e do powerpoint acabou.
O presidente lembrou que, quando chegou à Câmara, não havia uma única obra da Polis em Caminha, ao contrário do que acontecia nos dois municípios parceiros, Viana do Castelo e Esposende, cujos presidentes das Câmara também marcaram presença.
Por seu lado, Miguel Gonçalves, o presidente da Junta de Freguesia, considerou mesmo o dia de hoje como o mais importante de todo o mandato. O autarca frisou ainda que é um dia em que se faz justiça a uma classe que é muito importante para a economia do concelho.
Do lado dos pescadores, Augusto Porto, o presidente da Associação de Profissionais de Pesca do Rio Minho e Mar, diz que finalmente os políticos começaram enfim a olhar para os pescadores e para a pesca de forma diferente, depois de décadas de abandono
Também hoje arrancam novos troços da futura Ecovia do Litoral Norte, entre eles os troços das margens direita e esquerda do Rio Âncora.