8.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaAntónio Costa em Caminha: “Os incêndios de verão previnem-se no Inverno”

António Costa em Caminha: “Os incêndios de verão previnem-se no Inverno”

O primeiro ministro António Costa esteve em Caminha no passado Sábado para verificar in loco, as ações de limpeza da floresta que estão a ser efetuadas no concelho de Caminha.

A visita, que contou também com a presença do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, iniciou-se na freguesia de Ancora, seguindo depois para Riba de Âncora onde teve lugar a cerimónia de assinatura do protocolo para a contratação e funcionamento das equipas de intervenção permanente que irão ficar sediadas nas corporações de bombeiros de Caminha e Vila Praia de Âncora.

Miguel Alves, presidente da Câmara de Caminha, foi o primeiro a usar da palavra para deixar a garantia de que a Câmara se irá substituir aos particulares na limpeza dos terrenos, sempre que se comprove carência pessoal ou económica.

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, sublinhou a importância da prevenção para que de futuro nada seja como dantes.

 Eduardo Cabrita explicou que, em todos os concelhos do Alto Minho, foram identificadas áreas de risco prioritárias, daí o particular empenho.

 O governante anunciou a constituição de muitas mais equipas por todo o país, em zonas idênticas, assim como o reforço de meios humanos na GNR e investimentos em comunicações, nomeadamente antenas satélite.

António Costa elogiou o papel dos bombeiros, sobretudo dos voluntários, que não é menorizado com as equipas profissionais, como as que haverá a partir de agora em Caminha e Vila Praia de Âncora, à semelhança do que está a ser feito noutros pontos do país.

“Os incêndios de verão previnem-se no Inverno”, sublinhou António Costa, referindo que esta é a mensagem que é importante interiorizar.

Um verão como o de 2017 em que se perderam muitas vidas é algo que não pode voltar a acontecer, sublinhou António Costa.

Mãos à obra no combate aos incêndios com o envolvimento de todos foi o compromisso deixado pelo primeiro ministro em Riba de Âncora.

António Costa a salientar a importância de se prevenir no Inverno os incêndios de Verão.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares