O maior armador de Vila Praia de Âncora vai lançar aquele que promete ser um dos mais movimentados festivais gastronómicos do concelho de Caminha. É essa a meta de António Cunha, proprietário de três barcos dos cinco barcos que, no concelho, se dedicam à pesca do espadarte e dão emprego a mais de três dezenas de pessoas.
O espadarte é um peixe muito valorizado em outros países, mas ainda desconhecido em Portugal, uma tendência que o proprietário da Baleeira Pescas pretende contrariar com o lançamento do Festival Gastronómico do Bife de Espadarte, que vai decorrer entre 14 e 24 de Agosto no Campo do Castelo, em Vila Praia de Âncora.
Um festival gastronómico que vai contar com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e da Câmara de Caminha, mas com o cunho pessoal da equipa de António Cunha, que há vários anos se dedica à pesca do espadarte.
Além da gastronomia, este festival vai servir também para debater temas relacionados com a pesca e com a vida marinha. É um pretexto para os profissionais da pesca divulgarem as suas preocupações junto das entidades com uma palavra no sector.
Garantida está a presença, numa dessas palestras, do antigo secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Daniel Campelo. Foi também endereçado um convite do ministro do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro.