17.1 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 19 Abril, 2024
spot_img
InícioDistritoCaminhaVila Praia de Âncora: Junta de freguesia quer Festa da Flor a...

Vila Praia de Âncora: Junta de freguesia quer Festa da Flor a decorrer em dois fins de semana

Carlos Castro, presidente da Junta de Freguesia, faz balanço muito positivo mas diz que “é muito trabalho e investimento para pouco tempo”.

Depois de um interregno de dois anos devido à Pandemia Covid 19, a edição 2022 do Vila Praia em Flor traduziu-se numa grande festa, cheia de cor, alegria e beleza. Vencidos os constrangimentos que a pandemia também impôs a esta atividade, o regresso do evento foi intensamente vivido em Vila Praia de Âncora num fim de semana marcado pelo bom tempo.

vpa em flor 22 1

O balanço do regresso desta iniciativa organizada pela Junta de Freguesia em parceria com a Câmara de Caminha, não podia ser melhor. Isso mesmo foi confirmado ao Jornal Caminhense por Carlos Castro, presidente da junta de freguesia, que quer ver alargada para mais dias a iniciativa.

“Podemos dizer que o Vila Praia em Flor está de regresso com muita força. Tivemos muitos visitantes que uma vez mais tiveram oportunidade de constatar a beleza da nossa vila que por estes dias fica ainda mais evidente. Os eventos que proporcionamos às pessoas também mereceram grandes elogios e julgo que todos levaram daqui 3 dias inesquecíveis”.

vpa em flor 22 2

Mas 3 dias é, na opinião de Carlos Castro, muito pouco tempo para tanto trabalho e por isso o autarca quer que o evento se estenda por dois fins de semana.

“Estamos a falar de muito trabalho para apenas 3 dias e por isso para o ano eu vou propor que o evento se estenda por dois fins de semana dando assim oportunidade a que mais pessoas possam visitar a nossa vila. Tivemos pessoas que chegaram aqui na segunda-feira para visitar o evento e ficam muito desanimadas porque já não havia nada, também recebemos telefonemas de outros municípios e instituições que queriam trazer cá idosos e tivemos que dizer que já tinha acabado. É por isso que eu acho que faz todo o sentido estender o evento porque é muito investimento para pouco tempo”.

vpa em flor 22 3

O feedback dos comerciantes da vila também foi muito bom o que foi sublinhado pelo autarca local. “Acho que esta festa tem muita perna para andar e portanto há que apostar cada vez mais neste evento”, sublinhou.

vpa em flor 22 5

Inserido no evento houve também um Concurso de Montras, Varandas e Janelas Floridas que encheu de cor as ruas da vila.

vpa em flor 22 4O evento foi minuciosamente preparado, com a colocação dias antes de floreiras e de flores na Praça da República, avenida marginal e algumas artérias. Houve outros espaços já enfeitados, como janelas, varandas e montras, numa iniciativa que abraçou toda a comunidade e em que se inseriu no Concurso “Janelas e Varandas Floridas”, muito participado, com bom gosto e criatividade.

Mas o Vila Praia em Flor incluiu muitos momentos que apelaram à participação, como o desfile florido, zumba, cinema ou simplesmente um passeio pelas ruas da Vila.

 

Relativamente ao Concurso “Janelas e Varandas Floridas”, os objetivos eram recriar outra forma de embelezamento das ruas da vila durante este evento, contribuindo para a renovação da imagem de “Vila Praia em Flor”; incentivar a descoberta e o gosto pelos espaços verdes e pela natureza, promovendo o adorno e o sentido estético das fachadas dos edifícios, potenciando o aparecimento de recantos de grande beleza, na junção da arquitetura urbana e reavivar a tradição portuguesa de florear as janelas e varandas, proporcionando desse modo novas vivências e formas de sentir e viver sua terra.

vpa em flor 22 6

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares