Em 5 Julho, 2018 Por Em Caminha, Distrito

Vila Praia de Âncora comemora 94º aniversário no domingo

Vila Praia de Âncora está de parabéns no próximo domingo, dia 8 de julho. Não é um aniversário qualquer, porque esta bonita Vila está quase a chegar ao centenário. Festeja dentro de dias 94 anos, desde que a velhinha Gontinhães deu lugar à vila de Vila Praia de Âncora. Por isso, o dia vai ser de festa e para todas as idades, e convém ter à mão o programa. Para tornar esta data memorável juntaram-se na organização várias entidades: Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, Câmara Municipal de Caminha, Escola Profissional ETAP e Grupo Etnográfico de Vila Praia de Âncora.

Há quem a conheça como Vila de Pescadores e a designação tem razão de ser, quer pela importância atual da sua classe piscatória e do Portinho, quer pela tradição nas artes da pesca, com uma presença na pesca do bacalhau que se conta pelas muitas centenas de homens e de histórias de vida.

A freguesia de Vila Praia de Âncora é já mencionada na documentação do séc. X. Falava-se nessa altura de Gontinhães. “Era uma paróquia com igreja e que estava organizada muito provavelmente segundo a fórmula ancestral de Villa rústica, à qual pertencia o sítio chamado da Lagarteira”. Em 1924, por força da Lei 1616, de 5 de julho, passou a denominar-se Vila Praia de Âncora.

Belas paisagens, excecional gastronomia, praia de Bandeira Azul, património religioso e/ou histórico, tradição, são muitas as razões de que a Vila se orgulha. No próximo domingo, os momentos de festa concentram-se na Praça da República, a partir das 10h00. O dia fecha com “chave de ouro” e com música, no Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora

 

PROGRAMA

 

Domingo 08 julho

94º ANIVERSÁRIO DA ELEVAÇÃO DE VILA PRAIA DE ÂNCORA

Local: Praça da República, Vila Praia de Âncora

Organização: Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, Câmara Municipal de Caminha, Escola Profissional ETAP e Grupo Etnográfico de Vila Praia de Âncora

 

10H00

Cerimónia Protocolar do Hastear da Bandeira

Exposição Fotográfica

“Um novo olhar sobre Vila Praia de Âncora”

Teatro Interativo

Encenação de personagens de relevo de Vila Praia de Âncora

Atuação Musical pelo Grupo Bombos de Vila Praia de Âncora

 

Degustação Gastronómica

Propostas apresentadas pelos alunos de hotelaria da ETAP

10H30 – 19H00

Insufláveis com música ambiente e pinturas faciais para as crianças

21H30

Concerto

Alexandre Carvalho – piano

Tiago Garrinhas – guitarra e voz

Sara Pereira – voz

Local: Cineteatro dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora

Acerca de

Cidália Aldeia

Chefe de Redação