A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira inaugurou, esta quarta-feira, o Polo V do Parque Empresarial de Cerveira, na Freguesia de Sapardos, numa área total de 32.602 m2. Os 12 lotes de dimensões idênticas (2.700 m2 cada) já estão adjudicados a operadores económicos de áreas de intervenção diversificadas, após concluídas duas fases de hasta pública. “O concelho de Cerveira mantém a trajetória ascendente de uma procura permanente de espaços para implementar novas dinâmicas económicas, pelo que esta nova área de acolhimento empresarial vem colmatar essa carência”, explicou o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, assegurando que este investimento em Sapardos tem ainda a singularidade “de apostar no desenvolvimento do interior do concelho, promovendo uma maior coesão territorial e a melhoria da atratividade, da competitividade e da prosperidade de Vila Nova de Cerveira e das suas empresas”.
E acrescentou: “Temos uma estratégia em cadeia: criar condições e fazer crescer, por isso, com cada vez mais empresários a procurar Vila Nova de Cerveira, ainda se pode alargar esta área empresarial pois tem margem de crescimento”.
Com uma localização estratégica junto ao nó da A3, os trabalhos foram concluídos em 2024, tendo sido promovida a primeira hasta pública de seis lotes nesse mesmo ano, e um segundo procedimento em março, também com seis lotes. A instalação das primeiras empresas deve começar ainda no decorrer de 2025, havendo áreas de atividade como construção civil e obras públicas; transportes rodoviários de mercadorias; engenharia e logística; construção de pontes e tuneis; fabricação de estruturas de construções metálicas, entre outras.