18.9 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 8 Maio, 2025
spot_img
InícioDistritoVila Nova de CerveiraVila Nova de Cerveira: Município ilumina Castelo e ergue bandeira da UE...

Vila Nova de Cerveira: Município ilumina Castelo e ergue bandeira da UE no Dia da Europa

O Município de Vila Nova de Cerveira associa-se, mais uma vez, às comemorações do Dia da Europa, celebrado anualmente a 9 de maio, com o hastear da bandeira da União Europeia nos Paços do Concelho e a iluminação do Castelo de Cerveira, nas noites de 8 e 9 de maio, com a cor azul da bandeira europeia. Um gesto que reforça o compromisso do concelho com os valores europeus da promoção da paz, da união e da cooperação entre os países europeus.

Para o Presidente da Câmara Municipal, “ambos os espaços, embora distintos nas suas funções, convergem na sua importância enquanto pilares da cidadania, da participação pública e da valorização da história local”. Rui Teixeira sublinha que “celebrar o Dia da Europa nestes espaços é reconhecer que a construção europeia começa nas comunidades locais — nos lugares onde a história é vivida e a democracia é exercida. É também reafirmar o compromisso de Cerveira com uma Europa unida na diversidade, solidária e promotora de um desenvolvimento sustentável e inclusivo”.

Dois espaços públicos, com forte componente histórica e democrática, que emanam o espírito identitário de Vila Nova de Cerveira. A Câmara Municipal, símbolo do poder local e da representatividade democrática, é o palco das decisões que moldam o presente e o futuro da comunidade. Já o Castelo ecoa as raízes históricas de um território que, ao longo dos séculos, resistiu, dialogou e evoluiu, alinhando-se hoje com os ideais de paz e cooperação que a Europa moderna representa.

Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman», em que num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus. A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares