10.7 C
Caminha Municipality

Vila Nova de Cerveira: ‘Joia Municipal’ – Colar e agora também brinco

Data:

A ‘Conta de Cerveira’ – Joia Municipal, símbolo identitário de Vila Nova de Cerveira, dá um novo passo na sua valorização e divulgação com o lançamento de brincos inspirados na peça original. Esta nova vertente insere-se na estratégia de continuidade da promoção patrimonial e cultural do Município.

Mantendo a autenticidade da peça arqueológica do século VI, descoberta em 1985 no Aro Arqueológico de Lovelhe, os brincos estão disponíveis em dois tamanhos: um mais regular, fiel à dimensão da conta original; e um outro mais pequeno, pensado para o público mais jovem e para quem prefere uma opção discreta e leve. A produção continua a ser realizada exclusivamente em parceria com os ourives locais, com possibilidade de aquisição em ouro, sob encomenda; e em prata, nas versões natural ou com banho dourado.

Com esta nova proposta, sustentada no sucesso de venda do colar lançado em maio de 2024, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira reforça o seu compromisso com a preservação, valorização e partilha do património histórico, transformando a criatividade cultural do concelho numa expressão acessível e elegante, e com uma vertente intergeracional, transmitindo cultura também às novas gerações.

De acordo com o Presidente da Câmara Municipal, Rui Teixeira, “o sucesso do colar da Conta de Cerveira – Joia Municipal não só superou as nossas expectativas, como também nos revelou o profundo interesse da comunidade em conectar-se com a sua história e identidade cultural. Foi esse entusiasmo que nos motivou a dar um passo em frente e criar uma versão em brincos, pensada especialmente para alcançar um público mais vasto, incluindo as crianças e adolescentes”. E acrescenta: “Queremos que este símbolo milenar deixe de ser apenas uma peça arqueológica e, mais do que joalharia, representa um elo entre gerações, uma forma de preservar e celebrar a nossa cultura através de objetos que combinam tradição, arte e contemporaneidade”.

A Conta de Cerveira é um símbolo com mais de 15 séculos, descoberta em 1985 nas escavações do Aro Arqueológico de Lovelhe.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Congresso/ANMP: Municípios disponíveis para mais competências com recursos financeiros

O novo presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP),...

Congresso/ANMP: Só a regionalização acaba com país desigual e desequilibrado – autarcas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje...

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...