19.4 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 16 Maio, 2025
spot_img
InícioDistritoVila Nova de CerveiraVila Nova de Cerveira: Entradas gratuitas no Aquamuseu e Museu Bienal no...

Vila Nova de Cerveira: Entradas gratuitas no Aquamuseu e Museu Bienal no Dia Internacional dos Museus

Integradas nas comemorações do Dia Internacional dos Museus, assinalado a 18 de maio, o Município de Vila Nova de Cerveira volta a associar-se à efeméride com entradas gratuitas, este domingo, em dois importantes equipamentos culturais do concelho: o Aquamuseu do Rio Minho e o Museu da Bienal de Cerveira.

Trata-se de uma iniciativa anual que visa reforçar a ligação com os visitantes e promover o conhecimento, a salvaguarda e a valorização do património cultural local, abrindo as portas destes espaços a todos os que queiram conhecer melhor o seu acervo e identidade.

O Aquamuseu do Rio Minho, dedicado à biodiversidade e património fluvial do Rio Minho, oferece uma experiência educativa e interativa para toda a família. O espaço inclui aquários com espécies autóctones, um lontrário, um Museu das Pescas e exposições sobre o tritão-palmado, o sável e espécies invasoras.

E o Museu Bienal de Cerveira convida o público a celebrar o Dia Internacional dos Museus com um “Dia Aberto” que contempla entrada gratuita e uma visita orientada às exposições patentes, agendada para as 15h00. Complementarmente, o público poderá usufruir de uma visita orientada às exposições patentes “People I saw but never met” de Zadok Ben-David e “SURREALISMO: Um salto no vazio” pela Diretora Artística, Mafalda Santos.

A edição de 2025 do Dia Internacional dos Museus, sob o tema “Museus para a Educação e a Investigação”, destaca o papel dos museus como espaços de acesso ao conhecimento, à diversidade cultural e à promoção de pensamento crítico. Neste contexto, a Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), sob a sua missão de promover, investigar e difundir a arte contemporânea, associa-se à efeméride com o mote do biénio 2025-2026 “Territórios sem Fronteira”, propondo uma reflexão sobre a capacidade da arte contemporânea de derrubar barreiras geográficas, sociais e simbólicas.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares