22.4 C
Caminha Municipality
Segunda-feira, 20 Setembro, 2021
spot_img
InícioDistritoVila Nova de CerveiraVila Nova de Cerveira: Dinâmica europeia destacada no Projeto Pop-Up Europe

Vila Nova de Cerveira: Dinâmica europeia destacada no Projeto Pop-Up Europe

O Município de Vila Nova de Cerveira acolheu, entre os dias 07 e 09 de setembro, a 4ª ação formação de curta duração do projeto POP-UP Europe, que contou com as delegações do município de Silvi de Itália, da província de Antuérpia na Bélgica e do município de Gulbenes, na Letónia.

O projeto “Pop-Up Europe – Delivering Europe to its Citizens” enquadrado na Ação-Chave 2 – Educação de Adultos – Parcerias Estratégicas – KA204, é diretamente financiado pela Agência Erasmus+ Italiana, e pretende, promover o intercâmbio de boas práticas e disponibilizar formação aos colaboradores dos municípios, capacitando-os de forma a criarem/implementarem novas oportunidades e projetos europeus a nível local.

Nesta quarta ação de formação, o Município de Vila Nova de Cerveira teve oportunidade de apresentar os projetos europeus que coordena, com especial destaque para os constantes da Eurocidade Cerveira-Tomiño, dando a conhecer aos parceiros a dinâmica criada entre os dois municípios transfronteiriços. Os projetos europeus dinamizados pelo Aquamuseu e os projetos Olympic4all e INCOMMONSPORTS tiveram ainda especial destaque na agenda do evento.

O momento alto do meeting ocorreu no dia 09 de setembro, com o hastear da bandeira da União Europeia que contou com a presença de cerca de 50 crianças dos ATL’s e dos atletas do projeto Olympics4all, seguindo-se um momento musical – Hino à Alegria – melodia escolhida para simbolizar a EU composto por Ludwig Van Beethoven, interpretado magistralmente pelos professores Tânia Esteves e Luís Arede da Academia de Música Fernandes Fão.

De seguida, foi dinamizado o evento POP-UP EUROPE!, onde miúdos e graúdos puderam testar os seus conhecimentos acerca da União Europeia, participar em atividades lúdico-pedagógicas com o objetivo de sensibilizar a comunidade local para a União Europeia e garantir aos mais jovens uma introdução rápida e útil sobre a União Europeia. Destaca-se a imprescindível colaboração do EuropeDirect Minho e da Fundação Bienal de Arte de Cerveira que, uma vez mais, colaboraram com o município de Vila Nova de Cerveira na dinamização deste evento.

De salientar, que o evento “Pop-Up Europe”, criado pela Província de Antuérpia, foi galardoado com o Prémio Europeu de Comunicação Pública em 2017.

Cidália Aldeia
Chefe de Redação
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares