Pelo terceiro ano consecutivo, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira apresenta um resultado líquido positivo superior a 1ME, refletindo contas saudáveis, das quais se destaca a redução da dívida, um grau de execução financeira da receita cobrada de 96,9% e uma execução da despesa que só não foi perfeita pelos atrasos de operacionalização do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O Relatório de Contas 2024, aprovado por unanimidade em reunião de Câmara e por maioria em Assembleia Municipal, revela uma gestão financeira municipal pautada por “forte dinamismo, crescimento sustentado e compromisso com o desenvolvimento local”. Com a apresentação de orçamentos realistas e contas sólidas, Rui Teixeira assegura que “há muito trabalho feito e bem feito no concelho, através da concretização de um vasto conjunto de projetos, concursos e obras, bem como a realizações de inúmeros eventos de excelência, traduzindo-se num relevante contributo para o crescimento e desenvolvimento do Município cerveirense”.
Em 2024, a cultura em Cerveira ganhou um novo espaço, com a inauguração do Palco das Artes, uma infraestrutura ímpar e de excelência, com um investimento de 3,9ME. Este novo espaço já acolheu uma diversidade de atividades – desde cinema, teatro, música, dança, conferências e gravações – tornando-se numa referência cultural incontornável do concelho e da região.
Também foi um ano em que a autarquia manteve o seu compromisso com a coesão territorial e social, reforçando o apoio às freguesias (864 mil euros) – em obras, recursos humanos e na dinamização local -, às associações (mais de 250 mil euros) e às IPSS’s (125 mil euros). Apostou-se no alargamento de apoios na área fundamental como o é a educação – programa de enriquecimento curricular no 1º ciclo (52 mil euros), delegação de competências no Agrupamento de Escolas (190 mil euros), fornecimento das refeições escolares aos alunos dos centros escolares (155 mil euros) e os transportes escolares (210 mil euros), bem como no reforço de eventos contribuindo para a dinamização turística e cultural (550 mil euros).
Foram ainda lançados novos projetos estruturantes, como o Albergue de Loivo com o apoio do PRR, a conclusão e inauguração da Área Empresarial de Sapardos (64 mil euros) e do Edifício de Apoio à Ecopista em Campos (45 mil euros), entre outros investimentos que projetam um futuro com mais oportunidades e qualidade de vida para todos.
O Relatório de Gestão e a Prestação de Contas da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira assume a execução das atividades realizadas com base nas Grandes Opções do Plano e Orçamento 2024, que teve uma execução financeira de 5.6ME, no que às GOP concerne, de 14.7ME relativo ao Orçamento da despesa e de 20.7ME, do Orçamento da receita em termos de valor cobrado líquido total.
Com contas saudáveis, uma gestão rigorosa e uma visão estratégica para o futuro, o Município cerveirense continua a afirmar-se como um concelho vivo, dinâmico e com um caminho sólido rumo ao desenvolvimento.