7.6 C
Caminha Municipality

Vila Nova de Cerveira: Aprovada candidatura de 1.5ME para a expansão do saneamento no concelho

Data:

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai ampliar o serviço público de saneamento de águas residuais nas freguesias de Cornes e de Reboreda, atualmente integradas na área de influência do Sistema de Águas Residuais (SAR) de Campos, mas com arruamentos ainda não servidos, para além de implementar o futuro Sistema de Águas Residuais (SAR) de Sapardos. O objetivo passa por promover a eficiência das infraestruturas existentes e o aumento da taxa de adesão ao serviço, beneficiando cerca de 229 habitantes e 142 alojamentos.

A candidatura integra três empreitadas – Expansão da rede de saneamento na freguesia de Cornes – SAR Campos – 2.ª Fase; Expansão da rede de saneamento de Sapardos – 1.ª Fase; Expansão da rede de saneamento na União de Freguesias de Reboreda e Nogueira – SAR Campos – Rua da Lamela (Reboreda) – e contempla a construção de 9,4km de rede gravítica de saneamento de águas residuais; 1,5km de rede elevatória; quatro estações elevatórias de águas residuais; uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR); e 142 ramais domiciliários.

A empreitada de Sapardos já se encontra contratada, prevendo-se o início dos trabalhos até ao final de 2025, enquanto as restantes estão em procedimento de contratação pública, tendo de ser executadas até março de 2027.

Mais do que uma intervenção de natureza infraestrutural, este projeto representa um contributo estratégico para a sustentabilidade ambiental e a valorização dos recursos naturais do concelho de Vila Nova de Cerveira. Ao garantir o tratamento adequado das águas residuais e reduzir a poluição difusa, o investimento de transição ecológica assegura a preservação dos ecossistemas locais, a proteção dos cursos de água e o cumprimento das metas ambientais e climáticas definidas a nível europeu, para além do compromisso da Câmara Municipal para com o bem-estar das populações.

O investimento total de 1.5ME é cofinanciado em 85% pelo Programa Operacional Regional do NORTE 2030 e resulta da aprovação, a 30 de outubro, da candidatura “NORTE2030-FEDER-02717800 – Sistema de Águas do Alto Minho – VNC.01 – Expansão de redes de águas residuais no concelho de Vila Nova de Cerveira.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Caminha: Pai Natal chega no domingo à Mata do Camarido

O Pai Natal chega à Camarilândia este domingo, dia...

Novo acordo com o INEM obriga Bombeiros de Caminha a adquirir nova ambulância de emergência

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi obrigada...