21.2 C
Caminha Municipality
Quarta-feira, 4 Agosto, 2021
spot_img
InícioNotíciasDistritoVianense estreia obra sobre estaleiros navais

Vianense estreia obra sobre estaleiros navais

A ainda sede do Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo recebe no próximo domingo a estreia de “Crónica de uma morte anunciada”, um documentário realizado pelo vianense Alexandre Martins que retrata o encerramento da emblemática empresa de construção naval e a saída dos seus trabalhadores.

Com este documentário, filmado entre dezembro de 2013 e agosto de 2015, durante o processo de encerramento dos estaleiros vianenses, o autor diz que tentou perceber toda a história da queda de uma das empresas mais importantes a nível distrital e nacional.

Trata-se do único registo documental feito com testemunhos na primeira pessoa sobre os últimos momentos dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, empresa que laborou na cidade durante 71 anos e que chegou a empregar mais de 2.000 trabalhadores.

Tal como a obra de Gabriel García Marquez, de onde resulta o título deste documentário, “há uma teia de acontecimentos e de factos que têm de ser revisitados pelos que viveram todos esses momentos a partir das suas memórias”

A estreia deste documentário acontece dias antes do encerramento da sede do Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, que ocupava, na cidade, desde 1967.

“Crónica de uma morte anunciada”, estreia no próximo domingo na sede do Grupo Desportivo e Cultural dos Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares