A freguesia de Alvarães em Viana do Castelo mantém viva, há 50 anos, uma tradição de Páscoa que envolve centenas de pessoas dos 8 aos 80 anos. A “Via Sacra com quadros vivos” acontece já este sábado à noite no centro da vila.
Cerca de 150 pessoas, sobretudo jovens, começam a preparar com devoção e afinco, um mês antes, os “quadros vivos” que retratam a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário.
O páraco daquela freguesia, António Gonçalves, é um dos maiores impulsionadores desta tradição
Num percurso de mais de três quilómetros, que liga as 14 capelas da freguesia, cerca de meio milhar de pessoas assiste a este momento de fé e arte popular em Alvarães.
A decoração de todas as capelas, que representam as estações da Via Sacra de Cristo, é feita com muita dedicação e empenho pelos jovens da terra, que tornaram este ato de fé e religiosidade também num dia de convívio, como adianta Graça Reis da organização…
Alvarães vai reviver, no sábado, a Via Sacra com quadros vivos, uma tradição de Páscoa com cerca de meio século, envolvendo mais de 150 figurantes, sobretudo jovens