A Companhia Residente do Teatro Municipal Sá de Miranda vai abranger mais de 14.000 crianças de todos os níveis de ensino obrigatório durante o próximo ano coletivo, numa temporada que contempla 6 estreias dedicadas às comunidades educativas.
A primeira será “Outra vez peixe?!”, destinado ao 2.º Ciclo do Ensino Básico, que circulará pelas escolas de 13 a 24 de outubro de 2025. A peça aborda com humor e reflexão o confronto entre os hábitos alimentares impostos e os gostos das crianças, explorando a autonomia, o paladar e a relação com a comida.
Segue-se “Quero ser feliz agora!”, pensada para os alunos do Ensino Secundário, em circulação de 3 a 14 de novembro de 2025. O espetáculo reflete sobre as pressões que os adolescentes sentem sobre as decisões que têm de tomar para definição do seu futuro.
Em dezembro, de 2 a 12, será a vez do 3.º Ciclo do Ensino Básico receber “Ligas ou desligo-te?”, uma criação que explora as tensões entre a presença digital e a presença real, num tempo marcado por notificações constantes, chamadas perdidas e a procura por um verdadeiro sentido de conexão.
Na primavera de 2026, de 4 a 29 de maio, “Que palavra é esta?” destina-se ao 1.º Ciclo do Ensino Básico e convida os mais novos a apaixonarem-se pelo significado e origem das palavras.
Em junho, entre os dias 1 e 26, o pré-escolar receberá “Quantas cores tens?”, uma criação que celebra a diversidade, a empatia e a tolerância a partir da expressão visual que é tão caraterística das crianças entre os 3 e os 6 anos de idade.
Finalmente, entre 10 de fevereiro e 7 de março de 2026, a Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda será o palco do espetáculo “Mistério Da Vinci”, que vai envolver a vinda de mais de 60 estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo ao teatro, numa viagem pelos múltiplos talentos do genial Leonardo da Vinci, que será dirigida por Adriel Filipe, marcando a sua estreia na encenação, por ocasião dos 35 Anos do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana que serão assinalados ao longo de todo o ano de 2026.
As 5 criações que circularão nas escolas concelhias têm cocriação de Adriel Filipe, Ana Reguengo, Elisabete Pinto, Ricardo Simões, Tiago Fernandes, assim como dos criadores e intérpretes Alexandre Calçada, Adriel Filipe, Nuno J. Loureiro, Rafaela Sá, Ricardo Ribeiro, com sonoplastia de Daniel Gonçalves, multimédia de João Grisantes, serralharia e carpintaria de José Esteves, mediação de Liliana Barbosa e agendamento de Públicos de Patrícia Soares.
Com apoio do Ministério da Cultura e do Município de Viana do Castelo, o acesso é gratuito para as escolas públicas do concelho, sendo que as inscrições já podem ser feitas através de formulário digital em www.tmsm.pt.