18.1 C
Caminha Municipality
Domingo, 13 Outubro, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoViana do Castelo: Semana da Diocese arranca a 29 de outubro

Viana do Castelo: Semana da Diocese arranca a 29 de outubro

No dia 3 de novembro de 1977, Paulo VI erigiu canonicamente a Diocese de Viana do Castelo, no território que constituiu o Distrito de Viana, separando-a da Arquidiocese de Braga, pela Constituição Apostólica ‘Ad aptiorem populi Dei’.

As comemorações dos 40 anos da criação da Diocese de Viana do Castelo vão ser vividas com diversas iniciativas. Na Carta Pastoral ‘Somos Igreja que Agradece’, D. Anacleto Oliveira propõe o “tema da evangelização”, tendo por base “São Teotónio”, “padroeiro secundário da diocese”, para o ano 2018-2019 e a temática do “acolhimento” e na figura de Maria, em 2019-2020.

No domingo, primeiro dia de comemorações, vai decorrer a Eucaristia junto do túmulo do Beato Bartolomeu dos Mártires “uma das figuras que, há cinco séculos, mais contribuiu para a vivência e prática cristã na então vila de Viana e em todo ao Alto Minho”, destaca o Bispo de Viana do Castelo Anacleto Oliveira, em comunicado. A eucaristia será na igreja de S. Domingos, pelas 10:30h, e no final será possível visitar, no mesmo convento, a capela, recentemente restaurada, em que se situava a cela onde o Beato viveu os últimos anos de vida.

Na sexta-feira, 3 de novembro, dia em que a Diocese cumpre 40 anos, terá inicio o ano jubilar com a abertura da “Porta Santa da Gratidão” e a Eucaristia concelebrada pelos sacerdotes que vivem na Diocese, pelas 10:00h na Sé Catedral. Segue-se uma reunião dos mesmos, no Centro Pastoral Paulo VI, o Papa que criou a Diocese, para ouvir um dos primeiros sacerdotes nela ordenado, o Padre José da Silva Lima.

No dia seguinte, sábado, dia 4, decorre a abertura das aulas da Escola Superior de Teologia e Ciências Humanas “uma das instituições diocesanas que mais tem contribuído para a formação de sacerdotes e leigos”, pelas 11:00h na sede do Instituto Católico de Viana do Castelo. O historiador Padre António Matos Reis, do Presbitério Diocesano, irá falar na sessão sobre a história da Igreja no Alto Minho antes e depois da criação da Diocese.

Já no último dia de comemorações, domingo, 5 de novembro, decorre a celebração dos sacramentos da Ordem e da Eucaristia, pelas 15:30h na Sé Catedral. Farão parte da celebração o Presbítero e os Diáconos, que então são ordenados, bem como as ofertas materiais das paróquias e outras instituições eclesiais “necessárias para a sustentabilidade da Diocese e entregues nessa celebração”.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares