10.3 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoViana do Castelo: Relatório de Atividades e Prestação de contas revela "maior...

Viana do Castelo: Relatório de Atividades e Prestação de contas revela “maior investimento de sempre”

O Executivo Municipal de Viana do Castelo aprecia hoje, em reunião ordinária por videoconferência, o Relatório de Atividades e Prestação de Contas de 2019, onde se denota que o Município efetuou o maior investimento de sempre, com uma taxa de execução superior a 80% e com a melhor receita da última década.

O documento começa por evidenciar que a gestão municipal, nos últimos anos, encetou uma recuperação, sobretudo pela via da componente do IRS que se encontra associada à criação de emprego pelas novas unidades industriais instaladas nos últimos anos no concelho e que a receita arrecadada em 2019 é praticamente igual ao valor transferido em 2010.

O Município teve uma taxa de execução superior a 80% e a melhor receita dos últimos dez anos, muito em parte graças ao bom aproveitamento de fundos comunitários, sendo que a poupança corrente municipal foi de 13 milhões de euros, o que permitiu transferir da despesa corrente para investimento muitos milhões de euros.

O relatório evidencia ainda que o investimento global foi de 23 milhões de euros, o maior de sempre do Município de Viana do Castelo, sendo que os maiores investimentos foram realizados na Educação, Coesão Territorial (Desenvolvimento das Freguesias) e Reabilitação Urbana. A título de exemplo, foram transferidos para as Juntas e Uniões de Freguesias 5,1 milhões de euros, para apoiar projetos de investimento por todo o concelho.

“A execução das Grandes Opções do Plano confirma o avultado investimento no Parque Escolar Municipal, nomeadamente na reabilitação da EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires e da Escola Básica e Secundária de Barroselas, empreitadas que foram concluídas em 2019. Em segundo lugar surge a Coesão Territorial e Desenvolvimento das Freguesias, mantendo-se a aposta numa política de cooperação e descentralização, valorizando a disponibilidade, capacidade e dinamismo dos executivos das Juntas e Uniões de Freguesia. Em terceiro lugar surge a Habitação e Urbanismo, resultado da execução das candidaturas aprovadas no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU)”, pode ler-se no relatório.

Relativamente aos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC), foram realizados investimentos avultados no alargamento das redes de água residuais e abastecimento de água, bem como no projeto inovador da compostagem – Viana Abraça.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares