O Comando Distrital de Viana do Castelo da PSP registou, no último fim de semana, 25 contraordenações no âmbito da fiscalização das regras do confinamento.
Em comunicado, a PSP refere que, destes 25 autos, 15 foram por incumprimento do dever geral de recolhimento, 1 por incumprimento das regras de distanciamento físico, 2 por consumo de bebidas alcoólicas na via pública e 7 por incumprimento da realização de celebrações e outros eventos.
“O Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo mantém o elevado enfoque no apoio à população e fiscalização no cumprimento do quadro normativo aplicável na sua área de responsabilidade”, refere o comunicado.
No sentido de aumentar a capacidade operacional, tal como anunciado na semana passada, por despacho do Diretor Nacional da PSP, foram suspensas as férias, tendo a PSP criado equipas policiais exclusivamente dedicadas à fiscalização do cumprimento destas normas.
No comunicado, a PSP relembra que “os cidadãos se deverão deslocar na via pública munidos de comprovativos que atestem o motivo e demonstrem cabalmente o carácter excecional da deslocação, enquadrável nas normas em vigor”.
“O Comando Distrital da PSP de Viana do Castelo apela ainda a todos os cidadãos que nos contatem dando conta de atividades que, de forma reiterada e abusiva, atentem contra a saúde pública da comunidade. Estes contatos constituem para a PSP um precioso auxiliar na deteção e intervenção precoce sobre comportamentos inaceitáveis no atual contexto de saúde pública e tudo faremos para acorrer a todas as situações em tempo útil”, conclui o comunicado.