10.5 C
Caminha Municipality

Viana do Castelo: Presidente da Câmara e embaixador da China querem criar plataforma de trabalho conjunta

Data:

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, reuniu ontem com o Embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang, tendo o encontro tido como temas-chave a Economia do Mar, a energia verde e transição energética, a Logística Marítima e ainda a criatividade e inovação.
A comitiva chinesa, liderada pelo Embaixador, visitou Viana do Castelo, empresas e atividades locais, nomeadamente a construção e reparação naval e a metalomecânica.
Ao autarca vianense, Zhao Bentang reconheceu que Viana do Castelo tem dado um salto em todos os domínios, destacando o desenvolvimento económico e acreditando que a capital do Alto Minho está na linha da frente no que toca à economia azul, questões energéticas, desenvolvimento e criatividade, áreas em que a China também está muito interessada. O Embaixador referiu que vê Viana do Castelo, em termos geoestratégicos, como uma porta de entrada na Europa e um ponto de ligação com a Ásia.
Disse, por isso mesmo, estar interessado em criar uma plataforma de trabalho liderada pelo Município de Viana do Castelo e pela Embaixada para estabelecer um espaço de ‘networking’ com empresas portuguesas e chinesas.
No encontro, ficou ainda evidente que a investigação e desenvolvimento é outro dos pontos em comum entre Viana do Castelo e a Embaixada. O Presidente da Câmara apresentou o Centro Tecnológico em Energias e Tecnologias Oceânicas, que a autarquia está a desenvolver em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
Luís Nobre apresentou ainda a Agenda do Mar 20-30, que tem o objetivo de atrair para Viana do Castelo investimentos públicos e privados na ordem dos 1.000 milhões de euros, ao longo desta década.
Nesta reunião marcaram presença, na comitiva chinesa, a Conselheira Económica e Comercial e um representante do CCS – China Classification Society. O CCS, fundado em 1956, em Beijing, conta já com 60 autorizações governamentais dos principais países ou regiões de transporte internacional e tem 120 escritórios em todo o mundo. É a única organização profissional na China a fornecer serviços de classificação e visa fornecer serviços para o transporte marítimo, construção naval, desenvolvimento offshore e indústrias de manufatura relacionadas com seguros marítimos. Presta serviços jurídicos a navios e instalações offshore, para a salvaguarda da segurança da vida e da propriedade no mar e para a prevenção da contaminação do ambiente oceânico.
Da parte do representante, foi indicada a disponibilidade para integrar o Centro Tecnológico em Energias e Tecnologias Oceânicas, a surgir em Viana do Castelo, na plataforma do CCS.
Esta ação de diplomacia institucional está entre os objetivos da Autarquia que, desta forma, dá a conhecer as potencialidades e as estratégias que tem definidas em áreas fundamentais como a economia, a economia do mar, o ambiente e a sustentabilidade.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

GNR deteve até novembro mais de 12.500 condutores sob efeito do álcool

 A GNR deteve até 30 de novembro 12.506 pessoas...

Seis distritos de Portugal continental sob aviso laranja devido a agitação marítima

Seis distritos de Portugal continental vão estar sob aviso...

Retomadas buscas por três pescadores após naufrágio em Caminha

As buscas ao largo de Caminha pelos três pescadores...

Interrompidas buscas pelos três pescadores desaparecidos após naufrágio numa zona rochosa da Ínsua

As buscas pelos três pescadores que desapareceram na sequência...