A criatividade, a inovação e o espírito de equipa marcaram a grande final do Games Hackathon – Tour STARTS Juvenil, que decorreu no sábado, durante o VianaCon – Convenção de Jogos de Tabuleiro Modernos, no Centro Cultural de Viana do Castelo. Depois de dois meses de desafios e descobertas pelo concelho, mais de 300 jovens vianenses mostraram como o poder do jogo pode inspirar o futuro do Viana STARTS, o novo ecossistema de ciência, tecnologia e arte da cidade.
Promovido pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Games Hackathon – Tour STARTS Juvenil percorreu sete freguesias, envolvendo escolas e associações locais num exercício coletivo de cocriação e experimentação, onde os participantes foram convidados a desenvolver jogos que cruzassem ciência, tecnologia e artes.
A grande vencedora foi Andreia Ferreira, finalista do 12.º ano da Escola Básica e Secundária de Monte da Ola, com o jogo “Animal Creation”, distinguido com um prémio monetário de 500 euros. A proposta, dedicada à biodiversidade, genética e sistema solar, desafia os jogadores a criar animais híbridos capazes de sobreviver em diferentes planetas.
Foram ainda atribuídas duas Menções Honrosas, premiadas com 250 euros cada. A equipa Guias de Viana do Castelo: Joana Cruz, Leonor Dias, Luísa Cardoso, Maria Vale e Marta Dias foi distinguida pelo jogo “Emprata”, dedicado à gastronomia e nutrição, que explora a evolução cultural e regional da alimentação, desafiando os jogadores a construir refeições equilibradas.
A segunda menção honrosa foi entregue à equipa da Escola Básica e Secundária de Barroselas, composta por Eduardo Miranda, Mateus Pereira, Nuno Pereira e Rodrigo Silva, pelo jogo “Eu Quero Mandar”, que alia política e tecnologia num desafio estratégico onde os participantes simulam campanhas eleitorais e gerem recursos para conquistar votos.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, destacou a importância da iniciativa: “O Games Hackathon – Tour STARTS Juvenil mostra como a criatividade e o pensamento crítico dos nossos jovens podem inspirar o futuro da cidade. Estes jogos são muito mais do que ideias, são expressões de uma geração que quer participar, cocriar e construir soluções para uma Viana do Castelo mais inovadora, inclusiva e sustentável.”
O Presidente Luís Nobre e o Vereador Ricardo Rego, com o pelouro da Inovação, acompanharam a grande final e entregaram os prémios às equipas vencedoras.
O termo “hackathon” resulta da junção de “hack” (criar soluções) e “marathon” (atividade intensa e colaborativa), designando um evento que reúne pessoas com diferentes competências para desenvolverem ideias ou protótipos criativos num curto espaço de tempo.
No caso do Games Hackathon – Tour STARTS Juvenil, o desafio foi imaginar o futuro do Viana STARTS através do poder do jogo, aliando ciência, tecnologia e arte em processos de cocriação e inovação.
Recorde-se que o Viana STARTS está a reconverter o antigo Matadouro Municipal num espaço de experimentação, cocriação e inovação. Mais do que um edifício, o Viana STARTS pretende ser a base de um ecossistema de inovação, integrado numa rede polinucleada de espaços da cidade, promovendo a colaboração entre cientistas, empreendedores, criativos, estudantes e empresas.
Aprovado no âmbito do programa Iniciativas Urbanas Europeias (EUI), o projeto Viana STARTS representa um investimento total de 6.243.572 euros, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) em 4.994.857,60 euros.



