13 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 8 Maio, 2025
spot_img
InícioNotíciasDistritoViana do Castelo: Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas inaugura nova...

Viana do Castelo: Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas inaugura nova sede

Foi inaugurado ontem o Centro de Formação do Corpo Nacional de Escutas da Região (distrito) de Viana do Castelo, situado junto à Senhora das Areias, na freguesia de Darque. O edifício integra também a sede da Junta Regional do Corpo Nacional de Escutas (CNE) de Viana do Castelo, órgão coordenador da ação pedagógica e formativa do efetivo de 1.712 escuteiros e 26 agrupamentos existentes no distrito.

Esta infraestrutura, cuja construção foi apoiada pelo Município de Viana do Castelo, resulta da remodelação e ampliação de um edifício existente cedido pela Diocese de Viana do Castelo, que passa a dispor de 742 metros quadrados de área coberta, repartida por rés do chão e primeiro andar, com salas de formação e reunião, cozinha, refeitório, dormitório em camaratas, armazém e instalações sanitárias.

Captura de ecrã 2021-07-05, às 17.07.42

O Centro de Formação é uma infraestrutura essencial para o desenvolvimento do trabalho associativo do CNE ao nível regional. Vem dar resposta às necessidades de espaço e à criação de condições logísticas para a exigente formação de dirigentes e qualificação dos Agrupamentos do CNE.

Ao nível regional, anualmente são realizadas 10 ações de fim-de-semana alargado, movimentando 16 formadores e mais de 150 formandos. São ainda realizadas dezenas de reuniões setoriais lideradas por mais de 60 dirigentes das equipas pedagógicas, que organizam e desenvolvem várias ações formativas e pedagógicas na região, representando milhares de horas de trabalho destes adultos voluntários do movimento escutista.

Captura de ecrã 2021-07-05, às 17.08.17

Este espaço funcionará também como uma estrutura polivalente, ao serviço da comunidade, preparada para acolher escuteiros de outras regiões do país e do estrangeiro, que regista um incremento significativo de solicitações; bem como para apoiar outras instituições da Região, por exemplo, no âmbito da Proteção Civil, em caso de evacuação de populações, em situação de crise ou emergência sanitária, apoio a eventos desportivos, entre outros.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares