15.3 C
Caminha Municipality

Viana do Castelo: Concluída reabilitação de antiga carruagem do Funicular de Santa Luzia

Data:

abelo5744_2

A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu o arranjo paisagístico e a reabilitação de uma antiga carruagem do Funicular de Santa Luzia, uma empreitada a rondar os 16 mil euros e que permite devolver aos vianenses e visitantes aquele espaço.

Em causa está a construção de um percurso pedonal desde a entrada do edifício que alberga a sede do Grupo de BTT e a área envolvente à carruagem, integrando a consolidação de um muro de suporte, a colocação de painel informativo descritivo do historial cronológico do Elevador de Santa Luzia e ainda mobiliário urbano.

A intervenção incluiu ainda a recuperação geral da carruagem e, no interior, a substituição de todos os forros, madeiramento de piso e recuperação dos assentos também em madeira. Para o exterior, a intervenção foi efetuada na conservação da chapa, incluindo a substituição das partes irrecuperáveis, mantendo todas as caraterísticas conforme o modelo existente.

Recorde-se que a carruagem está colocada junto ao Funicular de Santa Luzia, que foi distinguido com o prémio de Infraestrutura Ferroviária do Ano 2013 e com o mesmo certificado em 2014. Vencendo um desnível de 160 metros, em seis a sete minutos, a viagem no Funicular de Santa Luzia é a mais longa a nível nacional, com os seus 650 metros.

Construído por iniciativa do empresário e engenheiro portuense Bernardo Pinto Abrunhosa, foi inaugurado a 2 de junho de 1923 através da Empreza do Elevador de Santa Luzia. Entre 18 de agosto e 31 de outubro de 1944, os Serviços Municipalizados de Viana do Castelo asseguraram a exploração, com caráter provisório e, em 1945, foi alvo de importantes trabalhos de reparação.

A 28 de janeiro de 2005, o funicular foi transferido para o domínio público do Município de Viana do Castelo e, em meados de 2005, foi alvo de uma empreitada de 2,28 milhões de euros, com a renovação da linha, recuperação dos muros que a ladeiam e a instalação de duas modernas carruagens, com lotação para 25 pessoas, 12 sentadas e 13 em pé.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Sporting Club Caminhense arrancou à meia noite com as comemorações do centenário do clube

O Sporting Club Caminhense (SCC), Clube de Remo do...

Congresso/ANMP: Municípios disponíveis para mais competências com recursos financeiros

O novo presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP),...

Congresso/ANMP: Só a regionalização acaba com país desigual e desequilibrado – autarcas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje...

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...