8.8 C
Caminha Municipality
Quarta-feira, 16 Abril, 2025
spot_img
InícioDistritoViana do CasteloViana do Castelo: Câmara quer contratar mais 10 motoristas para transportes públicos

Viana do Castelo: Câmara quer contratar mais 10 motoristas para transportes públicos

A Câmara de Viana do Castelo abriu um segundo concurso para contratar mais 10 motoristas, para atingir o total de 25 daqueles profissionais, para garantir o serviço público de transportes urbanos a partir de setembro, foi hoje anunciado.

Contactada pela agência Lusa, a propósito de uma nota hoje enviada à imprensa, fonte autárquica disse que ao primeiro procedimento concursal concorreram 17 motoristas, sendo que dois desistiram.

A mesma fonte adiantou que, com o concurso que abriu na quarta-feira, o município pretende contratar mais 10 motoristas.

O atual contrato de concessão do serviço público de transporte coletivo de passageiros foi celebrado entre o município e a Transcunha – Transportes Rodoviários de Viana, Lda., do grupo Avic, por escritura pública em 2015 e termina no final do setembro.

Em maio de 2024, a autarquia decidiu assumir a exploração do serviço a partir dessa data e, em junho do mesmo ano, aprovou a alteração do mapa de pessoal para contratar 25 motoristas, estimando uma despesa anual de 800 mil euros em salários.

As candidaturas para o segundo concurso devem ser apresentadas até 24 de abril.

As candidaturas deverão ser entregues no Serviço de Atendimento ao Munícipe (SAM) ou por correio registado com aviso de receção até o termo do prazo indicado.

Em março, a autarquia anunciou que os 15 autocarros elétricos que a Câmara de Viana do Castelo comprou por 5,1 milhões de euros serão entregues até outubro, para garantir o serviço público de transportes urbanos.

A aquisição de autocarros elétricos, por lotes, foi contratada à Mota-Engil Renewing, S.A.

O primeiro lote, no valor de 3.775.182,50 euros, é relativo a 10 autocarros ‘standard’ (10-12,5 metros de comprimento) e o segundo, orçado em 1.349.609,75 euros, a cinco autocarros ‘midi’ (7-8,5 metros). A estes valores acresce o IVA, à taxa legal em vigor.

A aquisição dos autocarros elétricos, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tem como “objetivo continuar a prestar o serviço anteriormente estabelecido com os munícipes, mantendo a rede existente”.

O serviço que o município vai assegurar a partir de setembro “introduz a individualização da linha para Vila Nova de Anha e Cabedelo (Darque), com a criação de duas novas linhas, de modo a servir melhor os utilizadores dos transportes públicos e corresponder às suas necessidades e estilos de vida”.

Em janeiro, a Câmara de Viana do Castelo aprovou, por maioria, a abertura de um concurso público para a construção de um parque de estacionamento para os autocarros de transporte público, pelo preço de cerca de 1,3 milhões de euros.

Trata-se da construção de um parque de estacionamento com capacidade para 20 autocarros elétricos e respetivo carregamento, financiado pelo município, localizado na Praia Norte, junto aos armazéns dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo (SMVC).

Lusa

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares