A Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora homenageou o jovem Ricardo Campelo, “pelo seu acto de coragem, tendo arriscado a própria vida no salvamento de 7 jovens que se encontravam em perigo de afogamento na zona dos Caldeirões”.
O incidente ocorreu no dia 8 de Junho. Na altura, o Comandante da Capitania do Porto de Caminha, Gonzalez dos Paços, explicou que o incidente ocorreu por volta das 16:00 quando os jovens entraram na água e foram arrastados pela corrente. Alguns conseguiram sair pelos próprios meios e dar o alerta. Dois foram salvos por surfistas.
Segundo Gonzalez dos Paços, “o grupo recebeu assistência no local mas dois dos sete jovens foram transportados ao hospital de Viana do Castelo por apresentarem sinais de hipotermia”.
Ao local compareceram os bombeiros voluntários de Vila Praia de Âncora e Caminha, a Viatura de Emergência Médica estacionada no hospital de Viana do Castelo, a ambulância de Suporte Básico de Vida, a viatura de assistência do Instituto de Socorros a Náufragos, a Polícia Marítima de Caminha e a patrulha da GNR de Vila Praia de Âncora.