Entre 23 e 30 de julho, Viana do Castelo acolhe o Campeonato do Mundo de Vaurien. Este grande evento desportivo é organizado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pelo Clube de Vela de Viana do Castelo e é apoiada pelo Programa Norte 2020. Contará com a participação de 174 velejadores de 10 países, dos quais 162 europeus, 2 africanos e 10 latino-americanos.
Tripulada por dois velejadores (timoneiro e tripulante), a embarcação Vaurien foi criada pelo Arquitecto Naval Jean-Jacques Herbulot em 1951. Têm o comprimento de 4,08 m. Largura de 1,47 m. Peso 73 Kg. Têm uma superfície vélica: Vela grande 5,6 m2, Estai 2,5 m2 e a Spinnaker 8,1 m2.
Viana do Castelo, que se assume cada vez mais como uma Cidade Náutica do Atlântico, tem vindo a apostar na difusão e o desenvolvimento dos desportos náuticos, designadamente na Vela. Com estes de eventos, Viana do Castelo procura também assegurar o seu desenvolvimento sustentável, uma vez que a organização destes eventos traz potenciais benefícios económicos, sociais e ambientais.
Estes eventos vêm igualmente de encontro à matriz traçada pelo Plano Estratégico para Viana do Castelo, onde se incluiu o projecto “Náutica nas escolas”, este ano com a participação de 80 turmas, correspondendo a 1800 alunos dos segundos e terceiros ciclos do Ensino Básico.