15 C
Caminha Municipality

Viana do Castelo: Aberto concurso por 1,1 ME para recuperar igreja seiscentista

Data:

A Fábrica da Igreja Paroquial de Santa Maria Maior de Viana do Castelo abriu esta terça feira concurso público, pelo preço base de 1,1 milhões de euros, para recuperação da igreja de Santo António, em avançado estado de degradação.

De acordo com o anúncio publicado em Diário da República (DR), a empreitada de valorização, conservação e restauro da igreja de Santo António tem um prazo de execução 420 dias.

O prazo para apresentação das propostas termina às 17:00 do dia 11 de julho, sendo que os concorrentes são obrigados a mantê-las durante 66 dias a contar daquela data.

Em risco de colapso há vários anos, a também conhecida como igreja do Convento de Santo António foi construída em 1625, sendo considerada um exemplar único da época, descrito pelos especialistas como possuindo “características arquitetónicas muito importantes”, apesar do seu avançado estado de degradação.

Por precaução, o templo, que era propriedade da Câmara de Viana do Castelo e foi cedido à Fábrica da Igreja de Santa Maria Maior, está fechado há mais década e meia.

Em 2012, um relatório do extinto Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico (IGESPAR) apontava para o risco de “derrocada” ao nível da parede norte e dos telhados daquele templo. Posteriormente foram realizadas intervenções para evitar o colapso.

Em 2013, a Direção-Geral do Património Cultural iniciou o processo de classificação do templo.

LUSA

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Caminha: Pai Natal chega no domingo à Mata do Camarido

O Pai Natal chega à Camarilândia este domingo, dia...

Novo acordo com o INEM obriga Bombeiros de Caminha a adquirir nova ambulância de emergência

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi obrigada...