Mais de meia centena de empresários dos 10 concelhos do Alto Minho participam, a partir de sexta-feira, em Viana do Castelo, na segunda Mostra com o que de melhor se faz na região, entre o tradicional e inovações como um gin de Alvarinho.
A segunda Mostra “100% Alto Minho” vai decorrer durante três dias, organizada uma vez mais pela Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), para promover o “selo de qualidade” dos produtos totalmente feitos na região, que ganham este ano dois “embaixadores”.
A coreografa Olga Roriz e o atleta olímpico Fernando Pimenta, ambos da região, juntam-se em 2016 aos embaixadores da marca “100% Alto Minho”, que este ano apresenta como novidades da Mostra compotas produzidas à base de “fruta feia” do novo Kiwi Berry, passando por bonecos minhotos em madeira maciça ou ainda o primeiro gin português elaborado com alvarinho de reserva.
“Temos os vinhos, os doces, a gastronomia em geral, o artesanato. Mas, além do que é tradicional e bom, que é nosso, também temos produtos inovadores para mostrar. É esta simbiose do que é hoje o Alto Minho que pretendemos divulgar durante estes três dias”, explica o presidente do CEVAL, Luís Ceia.
De acordo com o dirigente, a marca “100% Alto Minho” é hoje, além de um “selo de garantia dos produtos locais”, uma “afirmação da qualidade da região”.
Esta Mostra vai decorrer entre 02 e 04 de dezembro, no Centro Cultural do Alto Minho, em Viana do Castelo, reunindo praticamente o dobro dos expositores da primeira edição e estreando no programa os ‘showcookings’ com produtos tradicionais para degustação.
Para os amantes da cozinha, o programa oferece ainda um workshop sobre técnicas de cortar presunto, não fosse este outro dos produtos de excelência da região.
“Os produtos do Alto Minho não serão difíceis de promover devido à sua variedade, especialidade e qualidade. Qualidade, pela inigualável riqueza dos seus atributos, que alia à tradição desta região, que é uma história sem fim de Cultura que é imprescindível não só preservar e enriquecer como promover, dando-a a conhecer ao mundo”, explica a coreógrafa Olga Roriz, que se “estreia” como embaixadora da marca “100% Alto Minho”, juntando-se a nomes como Dom Duarte Pio, Nuno Vieira e Brito, Rui Solheiro e Luís Campos Ferreira.
Numa área de exposição de mais de mil metros quadrados vão estar empresas e produtos selecionadas através de comissários reconhecidos nas respetivas áreas representadas.
No mesmo espaço vão ainda estar representados os 10 municípios do distrito, inclusive com animação própria.
Para além de oportunidades de negócio, esta volta a ser “a maior promoção” dos produtos do Alto Minho alguma vez feita na região, “de forma integrada e em conjunto com todos os municípios”, sublinhou Luís Ceia, presidente da CEVAL.
A marca 100% Alto Minho, nasce em 2012 como um “selo” agregador, que pretende ser a identidade da região, na valorização das suas empresas e produtos/serviços que existem no Alto Minho.
Permitiu criar uma dinâmica de crescimento na economia local, aumentando a competitividade e promovendo a internacionalização do tecido empresarial da região, contando já com várias dezenas de empresas aderentes, de vários setores, e uma promoção regular dos seus produtos igualmente na vizinha Galiza, Espanha.



