15.3 C
Caminha Municipality
Segunda-feira, 21 Abril, 2025
spot_img
InícioDistritoCaminha‘Viagens à Terra Nova’ – Memórias da Pesca do Bacalhau arrancou hoje

‘Viagens à Terra Nova’ – Memórias da Pesca do Bacalhau arrancou hoje

 ‘Viagens à Terra Nova’ – Memórias da Pesca do Bacalhau arrancou hoje, com a visita ao concelho de Caminha de Jean-Pierre Andrieux, autor de um livro que retrata a pesca artesanal de bacalhau por portugueses nas águas da Terra Nova.

Viagens à Terra Nova (1)

Da comitiva faz parte também Jean Perlin, Diplomata e Secretário da Rainha Isabel segunda de Inglaterra no Canadá; Pedro Pinto, Capitão da frota bacalhoeira durante 30 anos e actual coordenador da Comissão Europeia das Pescas em Vigo; e Pedro Megano – Realizador português que está a recolher elementos para um documentário sobre o “Presente e Passado da vida dos bacalhoeiros”.

Jean-Pierre Andrieux anunciou que vai construir um monumento para homenagear todos  os pescadores portugueses que perderam a vida na Terra Nova.

Na cerimónia de recepção desta tarde no Edifício Paços do Concelho, também marcaram presença os pescadores do município que andaram ao bacalhau.

Viagens à Terra Nova (4)

Para amanhã, está marcado um Almoço Convívio que vai reunir os pescadores e a restante comitiva na Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora, à uma hora da tarde. No mesmo dia, às 3 horas, vai decorrer a inauguração da exposição “ Recordar Viagens à Terra Nova”, no Forte da Lagarteira de Vila Praia de Âncora.

A mostra, com motivos alusivos à pesca nas águas da Terra Nova, poderá ser visitada no sábado entre as 3 e as 6 horas da tarde e no domingo das 10 da manhã e as 6 da tarde.

Ainda no âmbito deste projecto, estão previstas, para o mês de Julho, uma série de actividades, tais como: cinema, workshops, música e dança, assim como conferências e exposições temáticas. Haverá ainda o envolvimento da restauração local na confecção de pratos de bacalhau com receitas tradicionais e a mostra de produtos associados ao bacalhau.

O vereador com o pelouro das pescas, Guilherme Lagido, explica que o objectivo da autarquia é preservar o património imaterial que são as lembranças dos pescadores locais sobre a pesca do bacalhau.

Parte desse património está já a desaparecer e a perder-se.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares