‘Viagens à Terra Nova’ – Memórias da Pesca do Bacalhau arrancou hoje, com a visita ao concelho de Caminha de Jean-Pierre Andrieux, autor de um livro que retrata a pesca artesanal de bacalhau por portugueses nas águas da Terra Nova.
Da comitiva faz parte também Jean Perlin, Diplomata e Secretário da Rainha Isabel segunda de Inglaterra no Canadá; Pedro Pinto, Capitão da frota bacalhoeira durante 30 anos e actual coordenador da Comissão Europeia das Pescas em Vigo; e Pedro Megano – Realizador português que está a recolher elementos para um documentário sobre o “Presente e Passado da vida dos bacalhoeiros”.
Jean-Pierre Andrieux anunciou que vai construir um monumento para homenagear todos os pescadores portugueses que perderam a vida na Terra Nova.
Na cerimónia de recepção desta tarde no Edifício Paços do Concelho, também marcaram presença os pescadores do município que andaram ao bacalhau.
Para amanhã, está marcado um Almoço Convívio que vai reunir os pescadores e a restante comitiva na Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora, à uma hora da tarde. No mesmo dia, às 3 horas, vai decorrer a inauguração da exposição “ Recordar Viagens à Terra Nova”, no Forte da Lagarteira de Vila Praia de Âncora.
A mostra, com motivos alusivos à pesca nas águas da Terra Nova, poderá ser visitada no sábado entre as 3 e as 6 horas da tarde e no domingo das 10 da manhã e as 6 da tarde.
Ainda no âmbito deste projecto, estão previstas, para o mês de Julho, uma série de actividades, tais como: cinema, workshops, música e dança, assim como conferências e exposições temáticas. Haverá ainda o envolvimento da restauração local na confecção de pratos de bacalhau com receitas tradicionais e a mostra de produtos associados ao bacalhau.
O vereador com o pelouro das pescas, Guilherme Lagido, explica que o objectivo da autarquia é preservar o património imaterial que são as lembranças dos pescadores locais sobre a pesca do bacalhau.
Parte desse património está já a desaparecer e a perder-se.