9.7 C
Caminha Municipality
Sexta-feira, 29 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasDesportoVI Troféu Cidade de Viana do Castelo

VI Troféu Cidade de Viana do Castelo

O VI Troféu Cidade de Viana do Castelo promove o Meeting Internacional de Optimist nos dias 25, 26 e 27 de outubro, num evento desportivo que vai contar com a presença de 180 atletas de oito países. A prova, que será disputada no campo de regatas vianense, está integrada na Semana do Atlântico e é organizada pelo Clube de Vela de Viana do Castelo, com o apoio da Associação Regional de Vela do Norte, Associação Portuguesa da Classe Internacional Optimist (APCIO) e da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Irão marcar presença, neste Meeting Internacional, jovens velejadores de Portugal, Espanha, Letónia, Estónia, Irlanda, Angola, África do Sul e Índia, numa comitiva que deverá integrar quatro centenas de pessoas, entre atletas, treinadores, dirigentes, técnicos e familiares.

O Troféu Cidade de Viana do Castelo é organizado em conjunto com Meeting Internacional Cidade de Vigo, dinamizado pelo Real Club Náutico de Vigo, com o apoio e colaboração da Real Federación Española, Federación Gallega de Vela e Asociaciones Española e Gallega de Classe Optimist, pontuando ambas para o Troféu Semana do Atlântico de Optimist – Viana do Castelo / Vigo.

A prova está aberta a barcos da classe Optimist com as divisões: Divisão A, para nascidos nos anos 2004, 2005 e 2006; Divisão B, para nascidos em 2007 e 2008; Divisão C, para nascidos a partir de 2009.

Optimist é um veleiro, um pequeno barco monotipo de bolina que pode ser de madeira ou material plástico. Esta embarcação é recomendada para crianças de 7 a 15 anos, com no máximo de 60 quilos, tendo sido concebido por Clark Mills em 1947. Em agosto de 1965 foi fundada a associação internacional da classe, a IODA (International Optimist Dinghy Association). Por ser seguro, bastante estável e barato, o Optimist é uma das classes mais difundidas do planeta.O Centro de Vela de Viana do Castelo, que abriu portas em 2013, é considerado uma referência na modalidade devido às suas condições de excelência e integra o projeto âncora “Centro de Mar”, que se assume como uma aposta no desenvolvimento da náutica de recreio náuticos enquanto componentes relevantes para o reforço da posição de Viana do Castelo como uma “cidade da náutica do atlântico”, amiga do desporto e promotora de estilos de vida saudáveis.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares