Valença recria uma desfolhada tradicional, com prova de vinhos novos, petiscos, e pratos da gastronomia local, no próximo sábado à noite, em Cerdal. Uma festa que contará com produtos da gastronomia local onde se destacarão os afamados vinhos verdes novos e os petiscos como o presunto, a broa, o chouriço, o bolo do tacho e os rojões.
Do programa destaca-se a desfolhada aberta à participação de todos os interessados. Os sons das concertinas vão marcando as desgarradas e animando os participantes a encontrar uma espiga rainha. Manda a tradição que quem a encontrar tem de roubar um beijo a uma donzela e se aparecer uma espiga com “filhos” acender uma vela e colocar a espiga numas alminhas, que se encontrem num cruzamento de caminhos, para espantar os maus espíritos.
Na desfolhada não faltarão os bardeiros e até uma meda para compor o cenário e o espigueiro para guardar as espigas e fechar o ritual da desfolhada. A festa da desfolhada decorrerá num recinto fechado.
A iniciativa é da Câmara de Valença e do Grupo Cultural e Recreativo “Os Camponeses Minhotos” de Cerdal e conta, ainda, com a colaboração da Junta de Freguesia de Cerdal e de várias associações e juntas de freguesia do concelho.



