A Eurocidade Tui-Valença receberá, no próximo dia 8 de abril, terça-feira, a 20ª edição da iniciativa “As Praças da Europa”, promovida pela Comissão Europeia em colaboração com o Município de Tui, a Câmara Municipal de Valença e a Galicia Suroeste. O evento terá lugar no Passeio da Corredoira, entre as 18h00 e as 20h00 (ES), ou, em caso de chuva, no espaço sociocultural da Rua Camilo José Cela.
Esta iniciativa visa destacar o papel dos pequenos municípios rurais na promoção dos valores europeus, explicando como a União Europeia apoia projetos de desenvolvimento local. Através de um diálogo aberto, os cidadãos terão a oportunidade de partilhar as suas propostas para o futuro da Europa, num encontro direto com representantes europeus e autoridades locais e regionais.
A edição deste ano coincide com o 40.º aniversário da assinatura do Tratado de Adesão de Portugal e Espanha à Comunidade Económica Europeia (CEE) e centrar-se-á no impacto da UE na vida dos cidadãos transfronteiriços de Tui e Valença. O programa incluirá um debate cidadão, onde pessoas de ambos os países partilharão as suas perspetivas sobre o futuro da Europa, bem como atividades lúdicas e gastronómicas de inspiração europeia.
𝐏𝐫𝐨𝐠𝐫𝐚𝐦𝐚 𝐞 𝐏𝐚𝐫𝐭𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚𝐧𝐭𝐞𝐬
O evento contará com a presença do Alcalde de Tui, Enrique Cabaleiro, e do presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, bem como de: Lucas González, diretor da Representação da Comissão Europeia em Espanha; Sofia Moreira, diretora da Representação da Comissão Europeia em Portugal; Susan Steele, diretora da Agência Europeia de Controlo das Pescas.
𝐃𝐞𝐬𝐭𝐚𝐪𝐮𝐞𝐬 𝐝𝐚 𝐉𝐨𝐫𝐧𝐚𝐝𝐚
Painel sobre fundos europeus – Apresentação de projetos de cooperação transfronteiriça, como o trabalho do Grupo de Ação Local EU Rural, a marca Rio Minho e o projeto EUTERPE_ADN, que utiliza a música como ferramenta de inclusão para idosos.
Diálogo Cidadão – Sob o tema “40 anos da UE na Raia”, personalidades de ambos os lados do Minho debaterão o passado, presente e futuro da União Europeia.
Euroaperitivo – Degustação de produtos locais com Denominação de Origem Protegida (DOP) e Indicação Geográfica Protegida (IGP) na Praça da Imaculada.