15.3 C
Caminha Municipality

Valença: Câmara vai avançar com a requalificação do Paiol do Açougue

Data:

A Câmara Municipal de Valença avançou com a requalificação do Paiol do Açougue, na Fortaleza. A “Casa à prova de bomba” será espaço de acolhimento de turistas e centro de interpretação.
O nosso património é um dos principais motores da cidade, a atração de turistas é importante. Esta intervenção permitirá atrair mais turistas e dar a conhecer melhor o nosso património aos valencianos.
Recuperar o Património
A empreitada tem um valor de 40 mil euros e até meados do verão o espaço estará preparado para acolher um conjunto de equipamentos que darão corpo ao futuro Centro de Interpretação das Fortalezas Abaluartadas da Raia.
A obra contempla a requalificação de toda a estrutura edificada e a infra-estruturação do mesmo com todas as valências necessárias às novas funções.
Centro de Interpretação das Fortalezas Abaluartadas da Raia.
No âmbito da Rota das Fortalezas Abaluartadas, candidatas a Património Mundial junto da UNESCO, nascerá este espaço interpretativo e explicativo dos sistemas fortificados da raia luso- espanhola, a sua história, evolução, características e particularidades.
Edifício da História Militar de Valença
O Paiol do Açougue é um edifício da história militar de Valença datado da transição do século XVII para o século XVIII. Originalmente construido como armazém da pólvora possui planta retangular e é composto por um corpo central retangular de paredes espessas com contrafortes exteriores, cobertura abobadada e frestas de ventilação, que configura “casa à prova de bomba”.
Esta obra enquadra-se na política municipal de recuperação e valorização do património do concelho.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Sporting Club Caminhense arrancou à meia noite com as comemorações do centenário do clube

O Sporting Club Caminhense (SCC), Clube de Remo do...

Congresso/ANMP: Municípios disponíveis para mais competências com recursos financeiros

O novo presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP),...

Congresso/ANMP: Só a regionalização acaba com país desigual e desequilibrado – autarcas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje...

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...