A Câmara de Valença terminou 2024 com um resultado líquido positivo próximo de 353 mil euros e 22,4 milhões de euros executados, “o valor mais elevado de sempre na história do município”, revelou a maioria socialista.
Em 2024, o montante executado representou “um crescimento de 8%” face a 2023 e o Relatório de Gestão e Contas referente ao exercício de 2024 foi aprovado na Assembleia Municipal com uma abstenção, do deputado do Nós Cidadãos, disse hoje à Lusa fonte daquela autarquia do distrito de Viana do Castelo, que é liderada pelo PS.
“O saldo de gerência que transita para 2025 é superior a 1,4 milhões de euros, mantendo a tendência dos últimos anos de se cifrar sempre acima do milhão de euros”, descreve o município em comunicado.
De acordo com os socialistas, “a execução do orçamento da despesa voltou a subir em 2024, atingindo um dos maiores valores absolutos de sempre, superior a 23 milhões de euros”.
A Câmara destaca “o aumento do valor das transferências para as freguesias, que alcançou 1,2 milhões de euros, e o valor próximo de um milhão de euros destinado ao tecido associativo, social, cultural, recreativo e desportivo”.
Por outro lado, refere que “alcançou, em 2024, um superavit de 923 mil euros, atendendo à diferença entre a receita cobrada e a despesa faturada”, para além de “uma poupança corrente de 1,6 milhões de euros para financiar as despesas de capital”.
Sem pagamentos em atraso, a autarquia teve “como prazo médio de pagamentos 19 dias”, sendo que, “nos últimos três anos, o prazo médio de pagamento reduziu em 27 dias”.
“Em suma, o município apresentou contas positivas, com uma aposta estratégica de continuidade da política de impostos baixos, favorável às famílias (IMI nas taxas mínimas permitidas, IMI familiar e devolução do IRS)”, afirma.
A par disso, as taxas e licenças municipais foram “reduzidas para a indústria, o turismo, a construção e a regeneração urbana”, refere, assinalando o “apoio aos estudantes valencianos desde o ensino básico até ao superior”.
Citado no comunicado, o presidente da autarquia, José Manuel Carpinteira, diz que “Valença encerrou 2024 com uma situação financeira sólida, aliada a investimentos que elevam a qualidade de vida dos cidadãos e impulsionam o desenvolvimento do concelho”.
“Estes resultados demonstram que é possível conciliar o rigor orçamental das contas municipais com a execução de investimentos estruturantes e a operacionalização de uma visão estratégica para o futuro, que prioriza o bem-estar das famílias, o apoio ao tecido empresarial e o reforço da coesão social e territorial”, afirma.
Para o autarca, “a execução orçamental recorde, o ‘superavit’ alcançado e a redução consistente dos prazos de pagamento demonstram a eficiência da administração e o compromisso com a transparência e a disciplina financeira”.
O orçamento da Câmara de Valença para 2024 foi de 28 milhões de euros, representando um “aumento de aproximadamente 30%” face a 2023.
LUSA