10.3 C
Caminha Municipality

Valença: A Arte no Caminho de Santiago

Data:

Os peregrinos que percorrem o Caminho Português para Santiago de Compostela já podem apreciar a intervenção artística “Pedras do Caminho”, de Dinis Ribeiro, na Encosta de São Sebastião, na Fortaleza de Valença.

A obra foi inaugurada no passado sábado, com a presença do escultor Dinis Ribeiro, bem como dos Presidentes de Câmara de Valença e de Guimarães e de numerosas entidades da região. A sessão foi brindada com a atuação do maestro Vitorino d´Almeida ao piano.
Para o Presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, “esta é a primeira de várias obras de arte que a Câmara Municipal pretende colocar no espaço público. Esta obra qualifica a entrada do Caminho Português de Santiago na Fortaleza de Valença”.
Para Dinis Ribeiro a instalação pretende projetarr “as dificuldades de peregrinar, que são vividas por homens e mulheres que seguem na direcção de Santiago de Compostela, todos anos e durante uma boa parte de cada ano, naturalmente com a ideia de pedir ajuda para as dificuldades das suas vidas.”
A instalação artística consta de três pedras graníticas ovais, com mais de seis toneladas cada uma, pintadas com cores primárias, em que predominam o preto, azul, vermelho e amarelo utilizando o esmalte industrial como tinta.
A intervenção, em pleno percurso do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, insere-se no projeto “No Minho não há Aldeia melhor do que a minha”.
O projeto “No Minho não há Aldeia melhor do que a minha” é promovido pelo consórcio MINHO IN que integra os 24 municípios do Minho e tem direção artística da Fundação Bienal de Arte de Cerveira e da Zet Gallery.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Buscas pelos três pescadores desaparecidos em Caminha retomadas na terça-feira

As buscas pelos três pescadores desaparecidos no naufrágio de...

Pescadores de Caminha asseguram que mestre do barco que naufragou era experiente

A Associação de Pescadores de Caminha afirmou hoje que...

Arcos de Valdevez: Obras de requalificação de cineteatro na origem de incêndio

As obras de requalificação do cineteatro Alameda, Arcos de...

Executivo caminhense reúne esta quarta-feira em reunião ordinária

O Executivo caminhense vai reunir esta quarta-feira, dia 17...