10.3 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoUnidade de Cuidados Continuados da Gelfa já recebe utentes

Unidade de Cuidados Continuados da Gelfa já recebe utentes

A Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração da Gelfa, inaugurada há um mês pelo ministro da Saúde, já começou a receber os primeiros utentes.

Localizada no concelho de Caminha, e com 40 camas disponíveis, esta nova unidade de saúde tem como objectivo contribuir para o bem-estar e qualidade de vida dos doentes e seus cuidadores.

Mas foi preciso percorrer um longo caminho até conseguir abrir as portas desta nova unidade de cuidados continuados. A unidade da Gelfa estava pronta há um ano e meio, mas teve de aguardar por cabimentação orçamental para começar a funcionar.

Um processo que começou muito antes, em 2007, e que é recordado por Luís Daniel, o director da Casa de São João de Deus, a instituição responsável pela Unidade da Gelfa.
A Gelfa é uma Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração. São acolhidos utentes com doenças que exigem cuidados contínuos, ou que estejam num longo processo de recuperação, mas também pessoas que estão ao cuidados das famílias que as podem deixar nesta unidade por um período de 90 dias em cada ano, para que os familiares possam descansar.

Na Gelfa são só recebidas pessoas com necessidade de cuidados de longa duração…

Os tratamentos são comparticipados pelo Ministério da Saúde.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares