11.8 C
Caminha Municipality

Um Caminho para Caminha: Organização Municipal – Liderança e Formação

Data:

“…Al andar se hace camino
Y al volver la vista atrás
Se ve la senda que nunca
Se ha de volver a pisar
Caminante no hay camino,
sino estelas en la mar…”

António Machado Ruiz, Cantares

Um Caminho para Caminha
7. Organização Municipal
b. Liderança e Formação

Quantidade não é qualidade, gastar mais dinheiro não significa trabalhar melhor, ter mais funcionários não significa prestar melhor serviço, o mais pode ser pior que o menos, a eficácia e a eficiência, são duas caras da mesma moeda: Liderança.

A eficácia de atingir cada vez melhores resultados com os mesmos recursos humanos, financeiros, logísticos e tecnológicos, resulta de Lideranças intermédias e superiores que são motivadoras, formadoras, conhecedoras, sensitivas.

A eficiência de fazer o mesmo com menos recursos, resulta de lideranças que são rigorosas pelo exemplo, avaliadoras pelo acompanhamento, inovadoras nos processos.

A Câmara Municipal de Caminha tem hoje 369 funcionários quando há 5 anos tinha pouco mais de 250. Dirão que é a delegação de responsabilidades da gestão escolar, direi eu que deixaram de ter há muito a gestão das águas e dos resíduos, dizia o Sr. Carlos Castro que a equipa do estaleiro de Âncora eram 42 pessoas agora, são 4.

Dos 369 funcionários da Câmara a maioria esmagadora, são certamente sérios, trabalhadores, empenhados, sensíveis, educados; como a esmagadora maioria dos Portugueses.

O que é preciso então para que com os mesmos ovos se façam melhores omeletes, para que quantidade seja qualidade no trabalho realizado, no serviço prestado?

O que é preciso para que cada funcionário, cada equipa, cada departamento, com os mesmos recursos do ano passado, trabalhe melhor, preste melhores serviços?

O que é preciso para que cada Euro a mais, cada Funcionário a mais, seja claramente visível nos resultados do trabalho realizado e os cidadãos/contribuintes o percebam e sintam nos serviços que lhe são prestados?

Na peça anterior, abordei a importância das Certificações do Sistema de Gestão e Qualidade, Ambiental da Segurança e Higiene no Trabalho, o Balanço Social, a Responsabilidade Social e a Certificação da Gestão dos Recursos Humanos.

Se puder escolher, aquele que for o próximo Presidente da Câmara de Caminha, deve começar por se formar a si próprio, aos Vereadores e aos quadros de primeira Linha da Câmara nestas áreas. E deve especialmente formar-se em Liderança, gestão de equipas.

O timoneiro de um barco com 369 tripulantes tem de ser um Líder Organizacional, não um líder politico, ou um avatar das redes sociais.

Ser Um Líder Organizacional requer mentores que o tenham sido em organizações com provas dadas, requer métodos de planeamento, gestão e controlo que não se aprendem num qualquer escritório de um advogado ou nas reuniões das juventudes partidárias.

Lideranças artificias como estas, geram desmotivação nos funcionários e insatisfação nos utentes e pagadores de impostos. São meras chefias, tóxicas.

Os 369 funcionários da Câmara Municipal de Caminha que custam mais de 8 Milhões de euros por ano ( média mais de 23.000,00 € por funcionário) precisam e merecem de Líderes Inspiradores, trabalhadores e que os motivem a ser melhores, a trabalhar com mais eficácia (fazer mais com o mesmo) e mais eficiência (fazer o mesmo gastando menos), para se sentirem realizados e serem reconhecidos.

Carlos Novais de Araújo
6 de Maio de 2025

Carlos Araújo
Carlos Araújo
Economista

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Congresso/ANMP: Municípios disponíveis para mais competências com recursos financeiros

O novo presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP),...

Congresso/ANMP: Só a regionalização acaba com país desigual e desequilibrado – autarcas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje...

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...