11.3 C
Caminha Municipality

Um Caminho para Caminha

Data:

“…Al andar se hace camino
Y al volver la vista atrás
Se ve la senda que nunca
Se ha de volver a pisar
Caminante no hay camino,
sino estelas en la mar…”

António Machado Ruiz, Cantares

 

Um Caminho para Caminha

  1. Como atrair Residentes e Fixar População

    a) Saúde e Educação
    Saude Educação

São muitos e variados os fatores que influem na decisão de um individuo ou família quanto à fixação do seu local de residência. Laborais, económicos, rede familiar e social.

As estruturas de saúde e de educação, com pesos diferentes consoante as gerações e o perfil socioeconómico de cada família, fazem certamente parte desse check-list a considerar na decisão, sendo muitas vezes fatores eliminatórios.

Se uma determinada terra oferece apenas serviços muito básicos de saúde e educação, atrairá apenas aqueles cujas opções são limitadas por motivos económicos, logísticos ou sociais. Para atrair e fixar residentes com mais opções económicas e logísticas, é preciso disponibilizar serviços de saúde e educação de qualidade e diferenciados.

Em saúde é preciso oferecer, disponibilizar e comunicar adequadamente, essa disponibilidade, quer em serviços de urgência eficazes quer, em serviços de especialidade diferenciados e regulares. Em saúde, as famílias tem de sentir conforto e segurança.

Tem de sentir que perante uma emergência as possibilidades de resposta adequada e rápida existem e funcionam. Tem de saber que uma consulta de especialidade não representa um calvário logístico e o despender recursos económicos essenciais.

Disponibilizar de forma eficaz serviços como fisioterapia, cuidados continuados, internamento domiciliários, são garantias de conforto que atraem população.

Na educação, oferecer apenas o básico, já não chega. Todos os concelhos do litoral do país o oferecem. É preciso diferenciar-se e especializar-se.

Para que a educação seja um fator de atratividade, para os tais indivíduos e famílias que tem algumas opções de escolha, a oferta educativa tem de se diferenciar, para se notabilizar e pela comunicação formal e informal, se tornar num fator de atratividade.

Especialistas em educação terão certamente muitos e melhores contributos a dar mas, por exemplo, uma forma de notabilizar e rentabilizar um Agrupamento Escolar, os Centros de Saúde e as infraestruturas Desportivas, do Concelho, é desenvolver valências completas e integradas na Intervenção Precoce e na Educação Inclusiva.

Outro fator de atratividade, na saúde mas também na educação, é promover e desenvolver a capacidade dessas estruturas para captar e acolher estagiários e mestrandos nas respetivas áreas.

Por fim, focarmo-nos na ideia que qualquer bola de neve começa por uma gota de água.

Uma oferta de serviços de saúde e educação eficaz, eficiente, especializada e bem comunicada, começa por servir melhor os que já habitam em Caminha. De seguida, atrai populações de outros concelhos a usar esses serviços.

Com a notoriedade, Caminha atrai novos residentes, muitos dos quais serão profissionais que trabalham nessas próprias áreas e que começaram a sua ligação a caminha num estágio ou trabalhando 2 dias por semana.

É só começar por uma qualquer gota de água.

Carlos Novais de Araújo
4 de Outubro de 2024

Carlos Araújo
Carlos Araújo
Economista

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Congresso/ANMP: Municípios disponíveis para mais competências com recursos financeiros

O novo presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP),...

Congresso/ANMP: Só a regionalização acaba com país desigual e desequilibrado – autarcas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje...

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...