7.2 C
Caminha Municipality

Tribunal pára privatização da EGF graças a intervenção de autarcas do Alto Minho

Data:

A privatização da Empresa Geral de Fomento está suspensa. O Supremo Tribunal Administrativo admitiu a providência cautelar interposta pelos municípios accionistas da Resulima para suspender os actos administrativos que determinam a privatização daquela empresa estatal.

Os municípios requereram, na Segunda-feira, uma providência cautelar junto do Supremo Tribunal com vista a garantir as bases públicas que estiveram na criação do sistema multi-municipal do Vale do Lima e Baixo Cávado e que constituíram a sociedade gestora RESULIMA, SA.

O tribunal notificou  a presidência de Conselho de Ministros para apresentar, no prazo de 10 dias, a sua contestação.

Recorde-se que os municípios contestam a privatização da EGF por implicar a consequente privatização da Resulima, cujo capital social é detido em 51% pela Empresa Geral de Fomento.

Ontem mesmo, os seis municípios do Vale do Minho seguiram o exemplo dos vizinhos do vale do Lima e interpuseram uma providencia cautelar para evitar a consequente privatização da Valorminho, responsável pela recolha e tratamento do lixo produzido na região.

Os autarcas dizem temer que a privatização implique aumentos nas tarifas cobradas aos municípios por tonelada de lixo recolhida, actualmente nos 19 euros.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Ponte de Lima (CDS) aprova orçamento de 65 ME para 2026

Ponte de Lima, Viana do Castelo, 12 dez 2025...

Caminha: Pai Natal chega no domingo à Mata do Camarido

O Pai Natal chega à Camarilândia este domingo, dia...

Novo acordo com o INEM obriga Bombeiros de Caminha a adquirir nova ambulância de emergência

A Associação dos Bombeiros Voluntários de Caminha foi obrigada...