10.7 C
Caminha Municipality

Teatro do Noroeste – CDV regressa com nova programação

Data:

A companhia profissional de teatro de Viana do Castelo apresentará, até Dezembro, duas novas criações e um projecto de criação comunitária que irá percorrer o Alto Minho, conjugando a criação artística, o projecto comunitário e o serviço educativo do Teatro do Noroeste – CDV.

Depois de, em Julho, ter anunciado a suspensão da sua actividade, o Teatro do Noroeste – CDV consegue, uma vez mais, fazer face à situação de constrangimento financeiro que vive desde que, em 2012, deixou de ter apoio da Direcção-Geral das Artes e apresenta um conjunto de actividades que garante a sua continuidade a curto prazo, depois da mobilização da comunidade vianense e da intervenção do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, junto da Direcção Regional de Cultura do Norte, que será parceira do Teatro do Noroeste – CDV no próximo trimestre.

Assim, de 15 a 31 deste mês estreia, de quarta a sábado, sempre às 21.30 horas, no Teatro Municipal Sá de Miranda, o espectáculo ‘Pequenas Peças Desoladas’, de Guillermo Heras, com tradução e dramaturgia de Alexandra Moreira da Silva e encenação de Guillermo Heras e Ricardo Simões, com interpretação de Adriel Filipe, Ana Perfeito, Elisabete Pinto e Tiago Fernandes. No dia 16, haverá uma conversa entre públicos, criadores e intérpretes, após o espetáculo, no âmbito do ciclo ‘Digestivo’, do projecto Noroeste Educativo.

Ainda este mês, o projecto Noroeste Comunitário inicia os ensaios de uma nova criação inspirada no Navio Gil Eannes, que será dirigida pelo encenador inglês Graeme Pulleyn, e na qual participarão as oficinas de teatro ATIVAjúnior, ATIVAsénior e Enquanto Navegávamos – Oficina de Teatro de Ex-Trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Paralelamente, terá também início uma Oficina de Teatro de Rua, dirigida por Paulo Vieira, para jovens e adultos a partir dos 16 anos de idade e que incidirá sobre técnicas de teatro de rua e de arte circense.

De 6 de Novembro a 17 de Dezembro, o projecto In Situ – Visitações Bartolomeanas, com texto e encenação de Ricardo Simões, percorrerá igrejas, conventos e monumentos dos 10 concelhos do Alto Minho, pelos quais passou o Beato Frei Bartolomeu dos Mártires no século XVI, numa parceria entre a Direção Regional da Cultura do Norte, a CIM Alto Minho, a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Teatro do Noroeste.

No 24º aniversário do Teatro do Noroeste – CDV, dia 6 de dezembro, às 21.30 horas, no Teatro Municipal Sá de Miranda, estreia a comédia musicada ‘Viva o Casamento’, inspirada na obra ‘Alves & Cia.’, de Eça de Queiroz, de e com o actor Fernando Gomes, que estará em cena de quarta a sexta, às 21.30 horas, e aos sábados, às 16 e as 21.30 horas, até 12 de Dezembro.

Partilhar Artigo:

spot_img
spot_imgspot_img

Populares

Outros Artigos
Relacionados

Sporting Club Caminhense arrancou à meia noite com as comemorações do centenário do clube

O Sporting Club Caminhense (SCC), Clube de Remo do...

Congresso/ANMP: Municípios disponíveis para mais competências com recursos financeiros

O novo presidente da Associação Nacional de Municípios (ANMP),...

Congresso/ANMP: Só a regionalização acaba com país desigual e desequilibrado – autarcas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) defendeu hoje...

Maioria PSD na Câmara de Arcos de Valdevez aprova orçamento de 51 ME para 2026

Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, 12 dez 2025...