10.3 C
Caminha Municipality
Quinta-feira, 28 Março, 2024
spot_img
InícioNotíciasDesportoSporting Club Caminhense brilha na natação nacional

Sporting Club Caminhense brilha na natação nacional

  • Campeonatos Nacionais de Inverno de Masters Vila Franca de Xira 17,18 e 19 de janeiro de 2020

 

Foram três dias em pleno para a natação Caminhense, e que grandes os resultados alcançados pela comitiva de Caminha, que se fez representar com 5 nadadores (4 no setor masculino, e 1 nadadora no setor feminino).

Pese embora o grupo de Masters do Sporting Club Caminhense conte já com mais de 15 atletas, e com tendência a aumentar, apenas 5 puderam representar o club no passado fim de semana, e que bem que o fizeram.

Carlos Sotelo, Filipa Pinheiro, Henrique Godinho, Manuel Dantas e Ricardo Vitoriano, conseguiram arrecadar 14 medalhas para o Caminhense, destacando-se a atleta Filipa Pinheiro com a vitória final no grupo A, e com o Recorde Nacional nos 50 metros Costas.

Este feito coloca o grupo de natação Master do Sporting Club Caminhense num patamar elevado, a um nível que os escalões mais jovens do clube já nos vão habituando.

Foram 4 medalhas de ouro, 7 de prata, e 3 de bronze para o clube do leão.

O balanço final é muito positivo, tendo referido o nadador e também técnico dos cadetes e infantis do clube, Ricardo Vitoriano, que “o rescaldo destes campeonatos é bastante satisfatório, em todos os aspectos. Conseguimos estabelecer recordes pessoais, tivemos campeões, pódios, e recordes nacionais, aproveitando ainda o fim de semana para conviver. Para além disso com estes resultados contribuímos de forma muito expressiva na divulgação da modalidade em Caminha, no distrito e no país”.

Para José Leal, um dos diretores do Caminhense, e também nadador do clube, a natação no Concelho de Caminha é um projeto sólido, de alta qualidade, com excelentes infraestruturas, e com possibilidade de se tornar uma modalidade de excelência e referência a nível nacional.

Há 3 anos foram dados os primeiros passos, com muita dificuldade, e muitos obstáculos a contornar, o trabalho foi muito, e poucos foram os que acreditaram que seria possível levar adiante um projeto desta magnitude, alguns viraram-me as costas quando os convidei para fazer parte deste projeto, quando mais deles precisei, e do seu apoio, por considerarem que não havia financiamento, ou estrutura consolidada. Mas verdadeiro é o ditado quando refere que: só faz falta quem cá está, … e a providência divina não me falhou.

Foi necessário começar do nada, do zero absoluto, e os nadadores que hoje o clube tem nas suas camadas mais jovens, são todos oriundos das classes de formação da piscina Municipal de Vila Praia de Âncora.

Era necessário formar atletas, não havia estrelas a nadar. Com a ajuda do João Miguel Costa, e posteriormente com a Dalila Dantas, conseguimos em 2 anos juntar um grupo de jovens atletas que hoje são a referência máxima no escalão de cadetes, ao nível da Associação de Natação do Minho. A eles que estiveram comigo o meu agradecimento pessoal, e a minha eterna gratidão.

Este ano o convite foi alargado a mais pessoas, e de entre esses convites, somente o Ricardo Vitoriano (com o qual já trabalhei no passado, e produzimos juntos campeões nacionais e recordistas regionais para Caminha) aceitou este desafio, e juntou-se a nós. Os resultados estão à vista de todos.

Quanto ao escalão de Masters, fazia falta no clube, eles são a referência e os modelos de motivação para os mais novos, pois o desporto em geral não tem idades.

A aposta na natação no Concelho de Caminha foi ganha, e hoje o Caminhense sulca as águas no rio, no mar, e na piscina, levando sempre um único objetivo que o caracteriza, a Vitória.

Quando o Caminhense entra numa piscina, o sentimento geral é igual àquele que eu sentia enquanto remador do clube no passado, “chegou o Caminhense”.

Para este desiderato, que foi a criação da secção de natação, bastou apenas uma proposta na altura ao atual Presidente do clube Pedro Fernandes, que me respondeu “Siga”, numa expressão que na gíria Caminhense quer dizer “Força prá frente com isso”.

A aposta foi ganha.

Há muito ainda a percorrer, mas considero que o mais difícil foi ultrapassado, e esperam-nos dias de maior glória.

Para que tal suceda continuamos a necessitar, e a depender de algum apoio, como é o caso ao nível dos transportes de atletas a provas, em que a União de Freguesias de Moledo e Cristelo, na pessoa do Senhor Presidente Joaquim Guardão, e a da Câmara Municipal de Caminha, nas pessoas dos Senhores Vereadores, Liliana Ribeiro, e Rui Lages têm sido incansáveis, e daí a nossa gratidão e agradecimento.

Os nossos Masters querem imenso participar nos Campeonatos Europeus a realizar em Budapeste, pois alcançaram mínimos de participação nos referidos campeonatos.

Caminha e o Sporting Club Caminhense tudo farão para que seja possível este objetivo.

Para a memoria coletiva, ficam abaixo os resultados obtidos pelos atletas Caminhense nos Campeonatos Nacionais de Inverno:

 

Carlos Sotelo

Campeão Nacional nos 100 metros Estilos grupo A

Campeão Nacional nos 200 metros Costas grupo A

Vice-Campeão Nacional nos 50 metros Costas grupo A

Medalha de Bronze na estafeta de 4×50 metros Estilos categoria 2

Medalha de Bronze na estafeta 4×50 metros Livres categoria 2

 

Filipa Pinheiro

Campeã Nacional nos 200 metros Costas grupo A

Campeã Nacional nos 50 metros Costas grupo A (Record Nacional)

Vice-Campeã Nacional nos 100 metros estilos grupo A

Vice-Campeã Nacional nos 50 metros Livres grupo A

Vencedora Nacional na categoria de melhor atleta dos Campeonatos no grupo A

 

Henrique Godinho

Vice-Campeão Nacional nos 100 metros Estilos grupo B

Medalha de Bronze nos 100 metros Mariposa grupo B

4º Lugar nos 200 metros Bruços grupo B

Medalha de Bronze na estafeta de 4×50 metros Estilos categoria 2

Medalha de Bronze na estafeta 4×50 metros Livres categoria 2

 

Manuel Dantas

Vice-Campeão Nacional nos 50 metros Costas grupo E

Vice-Campeão Nacional nos 100 metros Estilos grupo E

Vice-Campeão Nacional nos 100 metros Mariposa grupo E

5º Lugar nos 50 metros Livres grupo E

Medalha de Bronze na estafeta de 4×50 metros Estilos categoria 2

Medalha de Bronze na estafeta 4×50 metros Livres categoria 2

 

Ricardo Vitoriano

5º Lugar nos 100 metros Estilos grupo D

7º Lugar nos 100 metros Mariposa grupo D

9º Lugar nos 100 metros Livres grupo D

Medalha de Bronze na estafeta de 4×50 metros Estilos categoria 2

Medalha de Bronze na estafeta 4×50 metros Livres categoria 2

 

José Leal

 

 

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares