Com o objetivo de incrementar e aperfeiçoar a cooperação transfronteiriça entre as entidades com responsabilidade em matérias de Proteção Civil e de busca e salvamento em águas de jurisdição marítima, o CDOS de Viana do Castelo e a Capitania do Porto de Caminha, realizam durante a manhã de hoje, um exercício no troço internacional do rio Minho (TIRM), em conjunto com a Comandância Naval del Miño e a Agencia Gallega de Emergencias.
Pedro Costa, comandante da Capitania do Porto de Caminha, fez um balanço muito positivo desta ação que envolveu mais de uma centena de operacionais.
O exercício, como explicou Pedro Costa, assentou na simulação de um acidente entre uma aeronave que se encontrava a realizar operações de scooping no troço internacional do rio Minho e o ferry que opera entre Caminha e La Guardia.
Para o comandante do Porto de Caminha este tipo de exercícios serve essencialmente para articular meios em zona de fronteira.
Também Duarte da Costa, Comandante Operacional Nacional da Proteção Civil, fez um balanço muito positivo deste exercício que, como sublinhou, atingiu diversas finalidades .
Para Miguel Alves, presidente da Câmara de Caminha, este exercício teve 3 objetivos fundamentais.
Simulacro no Rio Minho põe à prova cooperação transfronteiriça em caso de acidente.