22 C
Caminha Municipality
Terça-feira, 16 Abril, 2024
spot_img
InícioNotíciasDistritoSerra d'Arga: "Reflorestar a Cantar", uma história contada pelo "O Minho"

Serra d’Arga: “Reflorestar a Cantar”, uma história contada pelo “O Minho”

A iniciativa teve lugar este fim-de-semana, mais precisamente no último sábado, em São Lourenço da Montaria e é contada pelo Jornal “O MINHO”.

“A ideia começou com Miguel Machado, há cerca de dois anos, depois do anúncio de que uma empresa estrangeira estaria interessada em fazer prospeção para avaliação de uma possível exploração de lítio na Serra d’Arga, que atravessa os concelhos de Viana do Castelo, Cerveira, Ponte de Lima e Caminha.

Miguel começou a reflorestar uma pequena zona afetada por incêndios e invadida por espécies agressivas ao habitat, junto aos ribeiros de S. Lourenço da Montaria, em Viana do Castelo, mas, infelizmente, não cumpriu o sonho, após trágico falecimento.

A família, movida pelo espírito de renovação e de contacto ambiental, decidiu organizar um movimento chamado Reflorestar a Serra d’Arga, em memória de Miguel. E este sábado, cumpriram a primeira etapa a que se propuseram.

Eram cerca das 10:00 horas da manhã de sábado quando chegaram os primeiros voluntários vindos de Viana do Castelo, Ponte de Lima e Braga. Alguns cidadãos polacos também se juntaram ao grupo, fascinados com a iniciativa. Com eles, muitas crianças, para explorarem a terra e para terem contacto com a cultura minhota. É que este evento, apelidado “Plantar a Cantar”, também contou com concertinas e música popular minhota.

Ao som da concertina, tocada por Cristina Lima, os voluntários plantaram carvalhos, sobreiros, castanheiros e outras árvores autóctones, numa iniciativa que terminou já perto das 12:00, face ao anunciar do ‘toque’ de recolhimento, uma hora depois.

a3-1536x1022

Renovar laços culturais

Cristina Lima, que é também uma das principais dinamizadoras, explicou a O MINHO que esta iniciativa não visava apenas a regeneração da floresta mas também a renovação dos laços culturais com a música do Alto Minho. E depressa tocou umas ‘modas’ em honra de S. João d’Arga, para gáudio dos presentes.

Se a música ajuda a uma melhor adaptação ao solo, não sabemos, mas é certo que ajudou na ‘alegria’ dos plantadores, enquanto sujavam as mãos com sacholas e (muita) terra.

“Esta ação visa também chamar as crianças, porque é uma questão sensível, embora no mundo rural ainda não se note tanto, mas acontece que nos últimos tempos as crianças e as famílias não têm ligação à terra, aos animais, a toda a natureza”, aponta Cristina ao nosso jornal.

“Esse é um dos objetivos: regenerar a floresta através da reflorestação e aproximar as pessoas da terra e criar em rede a nível de Norte a Sul do país várias áreas verdes e vários projetos de reflorestação a nível nacional”, explica.

O projeto “ambicioso” teve agora o primeiro passo e, “aos pouquinhos e com ajuda de todos”, o grupo espera regenerar várias florestas que estão “mal-tratadas”, especialmente “a Serra d’Arga, a montanha sagrada, que precisa de cuidados”, reforçou Cristina.

Plantar a Cantar

Foi esse o mote para esta ação. A ideia era associar a música, que é algo que também esteve sempre ligada à Serra d’Arga, à reflorestação, como se de uma celebração se tratasse. A celebração da vida.

“As pessoas quando trabalhavam no campo e na floresta, antigamente, cantavam, e a ideia era levar as vozes, as nossas cantigas e a concertina e animar durante o trabalho. Recuperar o trabalho ambiental e também o cultural”, vinca Cristina.

“A ideia do cantar enquanto se planta surgiu esta semana e porquê? Há outras experiências em África e na Índia de plantação a cantar, que vi nas minhas pesquisas a nível de plantação”, revela.

“Eles até costumam plantar árvores quando nascem crianças. E lembrei-me de associar a música, onde somos tão ricos, em termos de cancioneiro, e recordar o S. João d’Arga. Assim as crianças não aprendem só a mexer na terra, plantar e cuidar das árvores, mas também a cantar e a cuidarem do património cultural, que é de todos nós, e o que nos identifica”, sublinha.

a4-1536x1022

Cerca de 30 árvores plantadas

O grupo plantou “cerca de 30 árvores”, como deu conta Armando Alves Rodrigues, outro dos voluntários que marcou presença no evento, disponibilizando toda a sua experiência com sacholas, como explicou o próprio.

“Eu não levei árvores para plantar mas ajudei a dar uma lição na sachola, para que todos pudessem plantar e sujar as mãos”, disse a O MINHO.

“Já não foi a primeira vez que participei neste tipo de ações, porque quando me dizem que é para plantar árvore, acho logo que devo ir. Isto não é ‘para a fotografia’, é mesmo por consciência ambiental e para tentar construir um mundo melhor para o futuro do planeta”, disse.

Cristina Lima concorda e espelha a alegria das crianças que “dançaram ao som da concertina como se o instrumento se tratasse de uma fábrica de sorrisos”, exemplificou.

“As pessoas saíram muito felizes por ajudar, como se tivessem concluído uma missão em mãos. Foi uma animação”, terminou a voluntária.

a7-1536x1022

Em busca da classificação como paisagem protegida

Extensível por uma área de cerca de 10 mil hectares que atravessam os concelhos de Caminha, Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo e Ponte de Lima, a Serra d’Arga tem 4.280 hectares classificados como Sítio de Importância Comunitária.

Atualmente, está em curso a classificação como Área de Paisagem Protegida de Interesse Regional, numa iniciativa conjunta daqueles quatro concelhos do Alto Minho, processo que deverá ficar concluído em 2021 para assegurar a proteção do território.

Em 2016, foi anunciado, através de estudos preliminares, que a Serra d’Arga estava identificada como uma “zona com elevado potencial de lítio”, atraindo empresas estrangeiras de mineração.

 

Fotos: O Minho

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Mais Populares