Nove distritos de Portugal continental estão esta segunda-feira sob aviso amarelo, devido à previsão de tempo quente, com persistência dos valores elevados das temperaturas máximas.
De acordo com o Instituto Português do mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso amarelo está em vigor desde domingo e até às 22h00 de terça-feira, nos distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Setúbal.
Esta segunda-feira, as temperaturas máximas vão subir até aos 40 graus em Beja, 39 em Évora, 38 em Portalegre e Castelo Branco, 34 em Lisboa, 35 em Viseu e Braga, 32 em Faro e 28 no Porto.
O IPMA prevê ainda, no continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado e com neblina ou nevoeiro no litoral Centro até ao início da manhã.
Durante a tarde, está previsto um aumento de nebulosidade nas regiões do interior Norte e Centro, e Alto Alentejo, onde há possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.
A temperatura mínima também deverá subir.
O aviso amarelo é emitido sempre que há uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.
Risco de incêndio em quase todo o país
O continente apresenta risco de incêndio em vários níveis. No distrito de Faro, sete concelhos apresentam esta segunda-feira risco “máximo” de incêndio: Monchique, Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Alcoutim, Tavira e Castro Marim.
O IPMA colocou também em risco “muito elevado” os concelhos de Faro, Beja, Évora, Santarém, Portalegre, Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Bragança e Vila Real.
Os restantes distritos do país apresentam risco “elevado”, “moderado” e “reduzido”.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre “reduzido” e “máximo”.