O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para esta segunda-feira céu muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da tarde, períodos de chuva, por vezes forte, passando gradualmente a regime de aguaceiros a partir do meio da manhã, queda de neve acima de 1100/1300 metros e possibilidade de ocorrência de trovoada.
A previsão aponta também para vento fraco a moderado de sudoeste, soprando moderado a forte no litoral oeste com rajadas até 65 quilómetros por hora e forte com rajadas até 75 quilómetros por hora nas terras altas, rodando gradualmente para noroeste a partir do meio da manhã.
As temperaturas vão oscilar entre 13 e 15 graus Celsius.
Seis barras do continente estão hoje fechadas à navegação e outras duas estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, de acordo com informação disponível na página da Marinha na Internet.
As barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e São Martinho do Porto estão fechadas devido à previsão de agitação marítima forte.
As barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas apenas a embarcações com calado inferior a 35 metros.
O IPMA prevê para hoje na costa ocidental ondas de noroeste com 2,5 a 3,5 metros e na costa sul ondas de sudoeste com 1 a 1,5 metros.